plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 08:22

Clima: Semade e Imasul criam Grupo de Trabalho para debater mudanças

Mato Grosso do Sul deu o primeiro passo para auxiliar o Brasil a atingir as metas estabelecidas para a redução das emissões de carbono e contenção dos efeitos do aquecimento global, firmadas no documento final da COP 21, Conferência Mundial do Clima realizada em dezembro do ano passado em Paris. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) realizaram na segunda-feira (15), a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “o GT está no ambito do PPA (Plano Plurianual) da Semade e integra as ações do ProClima, programa idealizado para discutir e propor políticas públicas sobre o tema. O objetivo inicial desse grupo é o de apresentar ao final de 2016 um Plano Estadual para as Mudanças Climáticas e oferecer contribuições efetivas para as metas brasileiras firmadas na Carta de Paris”.

GT - Mudancas Climaticas e Biodiversidade - Primeira Reuniao 3
Grupo de Trabalho vai apresentar Plano Estadual de Mudanças Climáticas até o fim de 2016.

Técnicos do Imasul e da Semade integram o GT, juntamente com representantes de outros órgãos do governo do Estado, como a Defesa Civil, Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). Serão realizados encontros periódicos para o nivelamento do conhecimento dos integrantes e levantamento de todo o know how de pesquisas e estudos existentes sobre o assunto em Mato Grosso do Sul.

“Trata-se de um novo paradigma a ser estabelecido em nosso Estado. Não podemos falar de Desenvolvimento Sustentável sem tratar de ações que contribuam para conter o aquecimento global. O GT vai nos indicar caminhos para estabelecer uma política pública de governo. Será um trabalho intenso e ousado, mas que vai nos possibilitar contribuir significativamente para o país e o mundo”, afirma o secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna.

GT - Mudancas Climaticas e Biodiversidade - Primeira Reuniao 2
Integrantes do GT vão fazer levantamento das pesquisas existentes sobre Mudanças Climáticas em MS.

Algumas ações concretas já serão realizadas ainda no primeiro semestre deste ano. “Vamos realizar um seminário com pesquisadores da área e instituições que tratam do tema. Temos uma proposta audaciosa que é a de criar o programa Estado de Mato Grosso do Sul Carbono Zero. Já possuímos um agricultura tecnificada e uma produção industrial com práticas sustentáveis. Nós acreditamos que podemos ser um Estado pioneiro e nos destacar nacionalmente sob o ponto de vista estratégico. Queremos liderar o processo de mudanças climáticas e mostrar que é possível um Estado ser Carbono Zero”, informou o titular da Semade e diretor-presidente do Imasul..

Além do secretário Jaime Verruck e do secretário-adjunto Ricardo Senna, também participaram da primeira reunião do GT Mudanças Climáticas e Biodiversidade a diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Azambuja Caramori, a gerente de Desenvolvimento e Modernização, Eliane Crisóstomo Dias Ribeiro, o superintendente de Ciência e Tecnologia da Sectei, Renato Roscoe, representantes da Sepaf, da Defesa Civil e fiscais, analistas e gestores ambientais do Instituto. Outras entidades poderão ser convidadas a participar do GT, que será coordenado pela Semade e pelo Imasul.

Fotos: Nolli Corrêa – Semade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *