18 de abril de 2024 - 22:32

Sem casos até agora, comitê decide e comércio reabre nesta quarta-feira em Bonito

Fechamento da cidade foi fator determinante para evitar alta incidência de coronavírus em Bonito, pontua comitê de enfrentamento

Reunião do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Bonito na manhã desta terça-feira (7) (Foto: Jabuty/Prefeitura de Bonito)

O Comitê de Enfrentamento do Coronavírus em Bonito se reuniu na manha desta terça-feira (7) com o prefeito Odilson Soares para definir as novas medidas que deverão ser adotadas no município a partir de agora. Um novo decreto foi elaborado e será publicado nesta quarta-feira (8) orientando a reabertura do comércio e de serviços, seguindo recomendações de segurança e limites de clientes dentro dos estabelecimentos. O toque de recolher também será reduzido, ficando restrita a circulação de pessoas entre as 22 h e 5 horas. O município não tem nenhum registro de caso suspeito ou confirmado até o momento.

Conforme o documento, os serviços ligados ao turismo, como hotéis, pousadas, casas de alugueis e demais locais cadastrados em plataformas digitais, atrativos, agencias, operadoras e transporte de turistas permanecem suspensos até o dia 30 de abril. Já o comércio interno, como lojas de departamento, materiais de construção, prestação de serviço, bares e restaurantes, poderão abrir desde que forneçam os itens mínimos de higiene para clientes e trabalhadores e funcionem com escala reduzida de funcionários. Os estabelecimentos que optarem por voltar a funcionar também serão corresponsáveis pelo fiel comprimento do decreto.

Ainda conforme o documento, fica proibida a musica ao vivo e shows de qualquer natureza em estabelecimentos comerciais, assim como o serviço de buffet. Os restaurantes devem trabalhar no sistema delivery ou à la cart. As escolas, creches, programas sociais, assim como o CMU (Centro de Múltiplo Uso) e demais espaços esportivos, boates, danceterias e salões de dança, casa de festas e eventos, academias, centros de ginásticas e parques permanecem fechados. A previsão de volta as aulas é para o dia 3 de maio, seguindo o decreto Estadual.

(Foto: Jabuty/Prefeitura de Bonito)

A Feira Central do Produtor poderá abrir apenas no sábado de manhã, já feiras de exposições, congressos e seminários, cultos e atividades religiosas que envolvam mais de 6 pessoas, permanecem suspensas. O decreto prevê, entre outras medidas, multa de até R$ 10 mil por item descumprido. O toque de recolher será reduzido. Atualmente a circulação de pessoas nas vias públicas está proibida entre as 20 e as 6 horas da manhã. Com o novo decreto, o horário do toque de recolher será das 22 h as 5 horas.

Confira o decreto na íntegra: Decreto nº 079-2020

Alta incidência

Estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a Fiocruz e divulgado na ultima sexta-feira (3) aponta Bonito como um dos municípios de Mato Grosso do Sul mais suscetíveis ao aumento de casos de coronavírus. Na lista também estão Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Porém membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município destacam que as medidas de isolamento tomadas pelo Executivo Municipal a partir de 20 de março foram cruciais para evitar essa projeção, uma vez que até esta terça-feira (7) a Capital do Ecoturismo não registrou nenhum caso, suspeito ou confirmado da doença.

Conforme o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, a decisão do município em fechar as portas para entrada de visitantes antes mesmo de qualquer caso suspeito, foi essencial e tem gerado bons resultados. “No dia 24 de março o último grupo de turistas que estava na cidade foi embora e a partir daí começamos a contar os dias de quarentena. Hoje completamos os 14 dias e não houve nenhuma notificação por parte das pessoas que tiveram contato direto com esses visitantes”, explica ao acrescentar que embora medidas sejam eficazes, abertura do comércio se faz necessária para manter economia do município funcionando.

A economista e diretora da ABH (Associação Bonitenses de Hotéis) Silvia Schmidt também comentou sobre o estudo realizado pelas instituições, destacando a credibilidade dos órgãos. Segundo ela, o trabalho foi desenvolvido pela área de matemática da Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Fiocruz analisando a malha viária aérea dos grandes centros. “Eles observaram, por exemplo, os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, e para onde as pessoas que estão ali vão. Aí pegaram essas microrregiões e analisaram as condições, como por exemplo: faixa de população de risco, número de idosos, indicadores de capacidade do SUS, para criar um modelo. Então seria assim, se nada fosse feito, se a mobilidade continuasse, se as pessoas continuassem viajando nós teríamos o cenário descrito no estudo”, afirmou.

Ainda de acordo com Silvia, o estudo não levou em conta as medidas tomadas pelos municípios para conter a disseminação do coronavírus, como o fechamento do comércio e de todo o trade turístico, toque de recolher, entre outros. “Bonito aparece nessa lista por que o maior fluxo de turistas é justamente de São Paulo, só que isso foi feito sem calcular as medidas. O primeiro relatório é de 17 de março. Então os cenários foram construídos com a ausência de distanciamento e ausência de restrição de viagens, então não é um modelo de previsão do que vai acontecer. Não levou em consideração o fechamento dos aeroportos, fechamento dos hotéis, fechamento dos atrativos”, reforça.

Fotos: Jabuty/Prefeitura de Bonito