plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 07:34

Segurança e modernização: Governo migra 80 sites para nova plataforma e amplia difusão de informações

Pensando na modernização e segurança de dados online, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), concluiu no início de agosto a migração de 80 sites para uma plataforma gratuita e de fácil acesso.

Em uma ano e meio de gestão, a SGI – que faz parte da Secretaria de Fazenda (Sefaz), treinou mais de 600 colaboradores em inserção de conteúdos, possibilitando uma maior difusão de informações, fazendo com que mais pessoas possam ter acesso ao que é realizado em todas as secretarias, autarquias e fundações.

FABIO-SGI-internaO assessor técnico da SGI, Fábio Almeida, conta que até meados de 2015 todos os 80 sites do Governo de Mato Grosso do Sul utilizavam a plataforma Unisite, desenvolvida por uma equipe de sistemas da própria superintendência. Contudo, com o passar do tempo, o sistema ficou obsoleto e aumentou o risco de vulnerabilidade, exigindo que a plataforma fosse atualizada.

“Com a exigência da segurança de dados e pensando em criar uma melhor experiência ao usuário, iniciamos em julho de 2015 a migração para o sistema WordPress. Ele é um software de publicação gratuito e muito mais versátil, sendo a maior plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo, com quase 70% do mercado. Com a migração completa, nos desligamos do sistema antigo no mês passado, entrando em uma nova era de gestão de sites com maior interação, mais informações e conteúdos disponibilizados”, declarou Fábio.

Para inclusão dos dados no software livre, a equipe da Unidade de Comunicação e Qualidade da Interação (UCQI) formatou o tema com a identidade visual do Governo, seguindo a mesma linha da logomarca de criação, cor, fonte, sempre adaptando a ferramenta às necessidades de cada secretaria. “Por isso quando acessamos as páginas, temos a sensação de estar dentro do ambiente do ms.gov.br. Tudo isso com melhor qualidade, segurança e risco mínimo de vulnerabilidade. Nesse meio tempo, além da migração dos 80, criamos outros 45 novos sites”, afirmou.

foto-interna-materia-sites
Equipe da Unidade de Comunicação e Qualidade da Interação (UCQI) / Foto: divulgação

Sites: curiosidades

A SGI desenvolve e gerência todos os site do Governo de MS: secretarias, autarquias, fundações, hotsites de campanhas como Doação de Órgãos, Censo, Caravana da Saúde, Brasil Central, entre outros. No rankig de ‘mais acessos’ estão o site do Departamento de Trânsito (Detran) com cerca de 20 mil visualizações por dia. Em seguida aparece o da Sefaz com 15 mil acessos diários.

O site Notícias MS, que divulga matérias e reportagens sobre ações de Governo, recebem em média 1,5 mil acessos. Outros como da Secretaria de Educação (SED) contam com cerca de 7 mil visualizações por dia; Diário Oficial 3 mil acessos/dia; Fundação do Trabalho 1,5 mil; Instituto de Meio Ambiente 1,8 mil.

De acordo com Fábio Almeida, em geral, os sites que oferecem serviços como o Detran e a Sefaz tem mais acessos. “Os sites de serviço oferecem diversas opções como possibilidade de pagar IPVA, licenciamento de veículos, emissão de guias, consultas em geral para empresas e cidadão, área restrita do professor, por exemplo. Por isso eles são mais acessados. A nossa função principal é manter a segurança dos dados e promover um partilhamento de conteúdo de forma dinâmica entre todos os websites da rede do Estado”, finalizou.

Texto: Diana Gaúna, subsecretaria de Comunicação

Fotos: Edemir Rodrigues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *