Mato Grosso do Sul deve experimentar um dia de forte calor, com temperaturas próximas a 37ºC e risco de baixa umidade do ar. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que os índices cheguem a 25% nas regiões Pantaneira, Sul e Sudoeste, e a 35% em outras localidades. Há previsão de chuvas isoladas apenas no Norte do Estado.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) adverte que índices de umidade do ar inferiores a 60% não são adequados à saúde, podendo agravar problemas respiratórios e causar ressecamento da pele. É recomendado que a população evite atividades ao ar livre nos períodos de maior calor.
Em Campo Grande, a previsão para o dia é de máxima de 33ºC e umidade do ar na casa dos 30%. No Centro-Norte, a máxima chega aos 35ºC; e a 34ºC no Leste. Sul e Sudoeste terão as temperaturas mais altas, na casa dos 37ºC; enquanto no Pantanal faz até 36ºC.
As condições climáticas devem começar a mudar a partir de terça-feira (11), com aumento na possibilidade de chuvas no Norte, que se espalham pelo Estado na quarta (12). Contudo, na quinta-feira (13), uma nova massa de ar seco se fará presente no Sul do Estado.