plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 10:22

SED atende professores indígenas e recebe demanda de concurso nas escolas das aldeias

Campo Grande (MS) – Reunir as etnias para planejar um concurso público para professor de Ensino Médio nas escolas indígenas e indicar um representante para fazer parte da Coordenadoria de Políticas Específicas para a Educação. Esses foram os dois pontos principais acordados em reunião com um grupo de professores e acadêmicos indígenas das etnias Guarani Kaiowá e Terena realizado na Governadoria na tarde desta quarta-feira (28).

Liderados pelo professor Antônio Seizer e pelo representante do Movimento de Professores Indígenas do Cone Sul, Flaviano Guarani, os indígenas trouxeram uma pauta de reivindicação relacionada à educação nas aldeias. O grupo foi recebido pelos secretários de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amêndola da Motta, e de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), Eduardo Riedel, a subsecretária para Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, e o coordenador de Políticas Específicas da SED, Alfredo Anastácio.

A secretária Maria Cecília explicou que a definição de diretores para as escolas indígenas passou a ser feita por meio de eleição direta a partir de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa a pedido das lideranças indígenas no final do ano passado. Esse foi um dos questionamentos apresentados na reunião.

A partir da reivindicação dos professores e acadêmicos, ficou acordado que a Secretaria vai dar suporte para que seja realizado um concurso para ingresso de professores ao Ensino Médio. O grupo se comprometeu em reunir lideranças e formatar um modelo de concurso que atenda às demandas das comunidades das diferentes etnias.

Maria Cecília destacou que a Secretaria está formando 1000 professores para atuação nas comunidades indígenas e fazendo reformas nas escolas das aldeias. “Ano passado não houve liberação de recursos por parte do MEC, mas este ano estamos formando mil professores em quatro etapas que estarão concluídas em novembro”, destacou.

A formação abrange professores Terena, Ofayé, Guato, Kadiwéu e Kinikinau para atender aos municípios de Aquidauana, Brasilândia, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. Das etnias Guarani kaiowá e Guarani Nhandeva atenderão os municípios de Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Bataguassu, Caarapó, Dourados, Eldorado, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Paranhos, Rio Brilhante, Sete Quedes e Tacuru.

foto-edemir-rodrigues-3

Flaviano Guarani formalizou ao secretário Riedel as demandas dos indígenas. “Saímos daqui satisfeitos, pois a realização de concurso atende a vontade dos professores e o que nós queremos essencialmente é o diálogo”, afirmou o professor Antônio Seizer ao final da reunião.

A Secretaria Estadual de Educação (SED) possui 15 escolas de ensino médio indígenas localizadas em terras indígenas nos municípios de Amambai, Anastácio, Aquidauana, Caarapó, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Miranda, Nioaque, Sidrolândia.

Possui ainda oito extensões indígenas nos municípios de Japorã, Sidrolândia, Coronel Sapucaia, Porto Murtinho e Tacuru. No total, são atendidos aproximadamente três mil estudantes indígenas.

Rosane Amadori – Secretaria de Governo e Gestão Estratégica

Fotos: Edemir Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *