19 de abril de 2024 - 14:33

Sectei promove reunião sobre atividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (8) reunião para tratar das atividades alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna. Participaram as entidades parceiras: Comando Militar do Oeste (CMO), Universidade Federal de MS (UFMS), Universidade Estadual de MS (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Federal de Educação (IFMS), Sectei, Prefeituras de Bela Vista, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Anastácio e Aquidauana, Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan), Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS), Geopark, Museu de Arqueologia (MUArq), Sebrae, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Descendentes do Guia Lopes, do Coronel Pedro Rufino e Colônia Paraguaia de Campo Grande.

Depois da execução do Hino de Mato Grosso do Sul pelo músico Zé Geral, o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, agradeceu a presença dos parceiros. “A Secretaria está imbuída nas ações dos 15 anos. É uma das prioridades apoiar essas iniciativas. Desejo a todos uma boa manhã de trabalhos”.

img-20160908-wa00081

O professor Antônio Firmino, do Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (Cadef/UFMS), conduziu os trabalhos da manhã, em que foram apresentadas as ações já desenvolvidas até agora e algumas ações planejadas. Foi realizado em 24 e 25 de novembro de 2015 o Seminário sobre o Forte Coimbra na UFMS campus Aquidauana e na UEMS campus de Campo Grande. Em novembro deste ano acontecerá o VI Seminário Internacional América Platina na UEMS de Campo Grande e no Sebrae.

No dia 19 de abril deste ano, em Bela Vista, aconteceu a comemoração dos 200 anos do nascimento do Coronel Pedro José Rufino. Em maio de 2016, na UFMS de Aquidauana, foi realizado o II Seminário Internacional sobre a Guerra do Paraguai, e em 14 de abril deste ano aconteceu na Assembleia Legislativa a sessão solene da abertura oficial das ações da Retirada da Laguna. Nesta sessão foi criada a Medalha Coronel Pedro José Rufino, que será entregue todos os anos na semana de 11 de junho.
Foi realizado concurso de fotografias pela Universidade Federal da Grande Dourados. Os vencedores foram: Brigada Guaicurus, Icaro Vera Salazar, Max Rocha e Otávio Luís Larroque Flores. Está sendo providenciada a impressão das fotos para exposição nas próximas atividades dos 150 anos da Retirada da Laguna. Também foi realizada pela UFGD a Mostra Audiovisual nas escolas de Dourados.

Por meio de acordo entre o CMO e a Sectei, está sendo feita a demarcação do roteiro da Retirada da Laguna. O Cadef está providenciando os textos para as revistas do exército e negociação junto à Editora da UFMS para a reedição do livro “Senhorinha Barbosa Lopes”.

Será realizada em 22 e 23 de setembro deste ano a 12ª Jornada Cultural da Retirada da Laguna em Jardim, Anastácio e Nioaque. Foi criado o site da Retirada da Laguna dentro da plataforma do Governo do Estado, mas por enquanto está liberado apenas para acesso interno. Os parceiros foram convidados para produzir conteúdo para o site.

Estão sendo elaboradas cartilhas sobre a Retirada da Laguna e os parceiros estão em diálogo com a Secretaria Estadual de Educação para a valorização da história junto às escolas estaduais. Também está sendo feito o mapeamento da economia criativa realizada nos municípios que compõem a Rota da Retirada da Laguna.

As ações alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna estão sendo realizadas com o intuito de reverenciar os heróis e reforçar a importância dessa passagem da guerra na constituição da história do Brasil.