29 de março de 2024 - 11:44

Sectei e FCMS apoiam encenação da Retirada da Laguna em Nioaque

Com o apoio da Sectei e Fundação de Cultura, acontece no dia 23 de setembro, sexta-feira, às 10 horas, na Praça dos Heróis, em Nioaque, a encenação dos fatos históricos ocorridos na época da Retirada da Laguna, naquele município. O evento faz parte do “Projeto 150 anos da Retirada da Laguna”, reunindo instituições militares e civis, historiadores, pesquisadores e professores, afim de promover o estudo e a divulgação do evento histórico ocorrido da Retirada da Laguna e das Operações Bélicas ocorridas na Província do Mato Grosso, durante a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). As atividades ocorrerão nos dias 22 e 23 de setembro, nas cidades de Jardim e Nioaque.

O corpo teatral é composto de cerca de cinquenta civis da comunidade local e setenta militares do 9º Grupo de Artilharia de Campanha. Os ensaios estão ocorrendo sob a orientação técnica do diretor de teatro professor Fábio Germano e o cenário está sendo confeccionado pelo artista plástico José Teodoro Filho, da cidade de Itaporã-MS.

Faz parte do evento a Tocata da Banda de Música do Comando Militar do Oeste, às 9 horas, a encenação da Retirada da Laguna, às 10 horas e a Feira de Artesanato e apresentações culturais, às 19 horas. Todas as atividades acontecem na Praça dos Heróis.

Na cidade de Nioaque o evento conta com o apoio Secretaria de Estado de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, do Sindicato Rural de Nioaque, FHE-Poupex, Prefeitura Municipal e Grupo Feitosa de Comunicação.