20 de abril de 2024 - 05:36

Secretário de Saúde do Estado anuncia R$ 55 milhões para reaparelhamento do HRMS

Campo Grande (MS) – O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, anunciou, durante entrevista ao programa Panorama MS, da TVE Cultura MS, aporte de R$ 55 milhões para compra de equipamentos e reaparelhamento do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Segundo o secretário, o HRMS também terá reforço de pessoal com a abertura de concurso na área de enfermagem e mais R$ 28 milhões para construção do Anexo II, o que tornará o hospital autossuficiente em todas as especialidades médicas.

Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, fala sobre os investimentos do Estado na rede de saúde pública (Foto: Pedro Amaral)

Para o secretário, esses avanços se devem à boa relação do governador Reinaldo Azambuja com o Governo Federal, compromisso do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de um “olhar diferenciado” para Mato Grosso do Sul, em razão dele ser aqui do Estado (“compromisso que está sendo cumprido”), e do apoio da bancada federal na destinação de recursos por meio de emendas parlamentares.

Geraldo Resende afirmou também que está adotando uma política de qualificação do atendimento, dentro de um programa de produtividade que deve eliminar os gargalos de assistência médica e atendimento hospitalar. O secretário lembrou que, diferentemente de outras regiões, como o Rio de Janeiro, onde a a saúde vive um verdadeiro caos, a rede hospitalar de Mato Grosso do Sul tem tido boa gestão. Com o reaparelhamento, o Estado vai substituir equipamentos com vida útil já avançada e instalar aparelhos mais modernos no HRMS, como a ressonância magnética nuclear.

Geraldo Resende também anunciou R$ 35 milhões para aquisição dos equipamentos ao Hospital Regional de Três Lagoas. As obras do hospital devem ser concluídas em abril e a compra de equipamentos deve ser licitada já em janeiro de 2020. Outra informação revelada pelo secretário é de reforço no teto do SUS nos municípios, dentro da política de regionalização da saúde. Resende afirmou que esse reforço contribui para a desconcentração do atendimento nos hospitais regionais. Segundo ele, de 90% a 95% dos casos, o atendimento à população pode ser feito com eficácia na rede básica. “O pré-natal é feito na rede básica e isso é muito importante porque a assistência dos postos e das antigas unidades de saúde da família contribui para a redução dos índices de mortalidade materna e infantil”. O aporte de reforço para a atenção básica nos municípios é de R$ 23 milhões, segundo o secretário estadual de Saúde.

O Panorama MS pode ser assistido em dois horários na TVE Cultura MS – 10h e 18h15.

(Edmir Conceição)