24 de abril de 2024 - 11:55

Secretário de Cultura destaca a valorização dos artistas locais no Festival de Inverno de Bonito

A organização e o aumento de atrações na 18ª edição do festival de Inverno de Bonito (FIB) foram os principais assuntos abordados pelo Secretário de Cultura e Cidadania, Athayde Nery,  no programa ‘Na Cadeira do DJ’ da Educativa FM 104,7.  No início da conversa com os apresentadores Celito e Gilson Espíndola, Athayde ressaltou a importância da diversidade cultural de Mato Grosso do Sul para formatar a identidade do estado.

O Secretário pontuou a vocação do festival de promover “o diálogo, a confraternização e a reflexão”, lembrando o cadinho de influências étnico-culturais da região. Outro ponto sublinhado foi as ações solidárias que serão desenvolvida no FIB: a campanha de coleta de sangue e doação de medula óssea, o projeto de assistência social denominado “Fraternidade sem fronteiras”, e os debates sobre a violência contra a mulher tendo como base a Lei Maria da Penha.

O Gestor estadual da Cultura informou que, no ano passado, o Festival de inverno contou com 83 atrações, enquanto que, neste ano, o número cresceu para 149 atrativos culturais, 130 deles de Mato Grosso do Sul. “Contabilizamos  87% de artistas do estado que se apresentarão nesta edição do FIb”, concluiu Athayde.

O aspecto econômico do espetáculo foi destacado pelo secretário. “A cultura é um investimento que promove um retorno financeiro, os hotéis em Bonito já estão lotados para o festival, o turismo atrai divisas, queremos que as pessoas venham para cá”, argumentou.

Ao final da entrevista no programa da FM 104,7, Celito e Gilson Espíndola debateram com Athayde  sobre a oportunidade do FIB estimular o protagonismo da cultura regional. O Secretário confirmou a intenção reforçando a ideia “de valorização do artista local e também do protagonismo feminino na figura das mulheres que se apresentarão no evento”, finalizou.