Entrevistada nesta segunda-feira (6 de março) no programa Rádio Livre, transmitido ao vivo pela Rádio 104,7 FM Educativa, Ana Carolina Nardes, secretária de Estado de Administração, tirou dúvidas sobre concursos, senso previdenciário e a busca que a pasta exerce por soluções e projetos que acelerem a digitalização em todas as esferas do Poder Executivo estadual.
De acordo com Ana Carolina Nardes, a SAD tem realizado reuniões junto a colegiados de secretários de Administração Pública e conhecendo processos bem sucedidos em outros estados. A meta é garantir a continuidade da desburocratização, que agora é objetivo presente e permanente em todas as secretarias.
A transformação digital, segundo a titular da pasta, é um dos principais planos de trabalho e vital para agilização de processos e melhores soluções para gestão.
Concursos e Censo
A Secretária de Administração explicou durante a entrevista que o Estado iniciou o processo de posse e lotação de 265 candidatos do Concurso Público de Professores da Educação Básica. Com essa nova etapa, iniciada na última segunda-feira (27), o total de profissionais chamados já chega à marca de 747.
A atual chamada segue até o dia 13 de março. Porém, de acordo com Ana Carolina Nardes, mais profissionais devem ser chamados conforme a demanda, de forma gradativa, de acordo com a reorganização dos horários e planos de ensino das escolas estaduais.
Em relação ao Censo Previdenciário, a titular da SAD garantiu a simplicidade de sua execução, de forma digital, até mesmo pelo celular. Obrigatória a todos os servidores de carreira do Estado, já alcançou 22% da meta de conclusão.
“O Censo é importante para atualizar e consolidar a base de dados cadastrais. É uma exigência de Lei Federal que determina que a unidade gestora deverá proceder a cada cinco anos o recenseamento dos seus segurados”, explicou.
Homenagem às mulheres
A entrevista com a secretária de Administração abriu a semana de homenagens do Rádio Livre às mulheres. Ana Carolina Nardes destacou a importância de mulheres exercerem cargos de lideranças em diferentes espaços, na iniciativa privada e no poder público.
Para ela, importante que esse caminho seja trilhado com o suporte da constante capacitação, estudo e experiência técnica, viabilizando uma sociedade com uma estrutura democrática permanente e socialmente justa.
Confira a entrevista na íntegra no Rádio Livre desta segunda-feira: