plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 06:08

Santo Antônio, aniversário e data cívica marcam feriado em seis cidades de MS

Os calendários municipais confirmam que Santo Antônio é realmente um dos mais populares em Mato Grosso do Sul. Além de Campo Grande, onde é considerado padroeiro pela devoção do fundador José Antônio Pereira, é motivo de feriado em outras quatro cidades do estado: Costa Rica, Batayporã, Jardim e Terenos.

Em Três Lagoas, onde Antônio também é considerado patrono, o dia não é declarado ponto facultativo.

José Antônio Pereira, ao organizar o povoado, construiu também a primeira capela em honra Santo Antônio, de pau-a-pique, em 1877. A igrejinha posteriormente foi reconstruída em alvenaria no cruzamento da Avenida Calógeras com a Rua 15 de Novembro. O prédio foi novamente refeito e inaugurado na década de 1990.

Antônio nasceu em Lisboa em 1195 e morreu em Pádua em 1231, por isso essas duas cidades aparecem em suas denominações. Enquanto estava em Coimbra conheceu os franciscanos e entrou para a ordem, vivendo de forma itinerante e na pobreza.

Outras duas cidades sul-mato-grossenses também comemoram feriados não religiosos nesta segunda-feira (13). A primeira delas é Porto Murtinho, que completa 104 anos e emancipação política e administrativa.

A segunda é Corumbá, que lembra data em que o tenente coronel Antônio Maria Coelho, junto com suas tropas, expulsou os paraguaios das terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai. Os estrangeiros estavam em terras mato-grossenses desde janeiro, quando o Forte Coimbra caiu nas mãos dos exércitos de Solano Lopez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *