19 de abril de 2024 - 17:31

Sanesul padroniza rede de abastecimento de água em Coxim e moderniza sistema

Mais do que padronizar o sistema de abastecimento de água e a universalização do esgoto em todo Estado, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) esta substituição da rede antiga por uma rede nova. Com a nova estrutura, será mais fácil e menos problemáticona hora de realizar manutenção

Como um projeto estratégico da empresa e de modernização, reparos na rede, que atualmente pode deixar as pessoas sem água durante longo período, deverá ser mais rápido e sem o prejuízo o desabastecomento.

“Como é um material que não existe mais no mercado, toda vez que é necessário fazer algum reparo na rede, tem que fechar todo o sistema, ou seja, secar a rede e deixar a população sem água e muitas vezes o dia inteiro. E para o reparo em si, fazemos utilização de um maçarico para esquentar a rede, fazer a emenda, esperar secar, e depois que confirmar que o reparo foi realizado, que a rede esta seca e bem colada, liberar novamente e agua para a população,” explicou o engenheiro e coordenador técnico II da Regional de Coxim, Rodrigo Pereira Rodrigues, e ainda ressaltou que a rede atual é uma rede despadronizada, com diâmetro de 60 milímetros de PVC soldável.

Neste novo modelo da rede, caso haja necessidade de manutenção futura, a falta de agua será apenas no imóvel onde há o problema. “Com a padronização, caso haja necessidade de manutenção futura, o que acreditamos que aconteça daqui uns 10 anos, o incomodo será menor, pois conseguimos parar a água apenas do imóvel ou no local que apresenta o problema, deixando o restante dos imóveis com água, facilitando o trabalho da equipe e reduzindo o tempo de execução e os custos da obra.”

Com novo projeto, somente as unidades que apresentarem algum problema ficarão sem o abastecimento de água

No total, serão feitos 1634 metros de padronização de rede e 134 padronizações de ramais. O trabalho de padronização das redes e de ramais, será feito nas ruas Campo Grande, 13 de maio, Antônio Santos Mourão e Rua Padre João Cripa, no bairro São Judas Tadeu. A primeira etapa está sendo realizada na rua Campo Grande.

Adriana Queiroz, Segov