plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

6 de dezembro de 2023 - 17:20

Sala de Jazz ressalta a sonoridade dos vibrafones com Lionel Hampton, Milt Jackson e Gary Burton

Milt Jackson no vibrafone. (foto: reprodução)

Na madrugada de sábado para domingo, o Sala de Jazz com Clayton Sales traz na Educativa 104.7 FM a sonoridade do vibrafone com três lendas do instrumento: Lionel Hampton, Milt Jackson e Gary Burton.

O vibrafone é um tipo de marimba (teclado) com placas de metal, cujos ressoadores são colocados em vibração por um motor elétrico. O instrumento é típico do Jazz e está presente nas gravações de grandes clássicos. Grandes nomes do Jazz tocam o instrumento como  Lionel Hampton, Milt Jackson, Gary Burton, Red Norvo, Bob Hutcherson, Cal Tjader e outros tantos.

Gary Burton nasceu em 23 janeiro de 1943 na cidade de Anderson, Indiana. Autodidata na aprendizagem do vibrafone, Burton foi inovador na maneira de executar o instrumento, tocando com quatro baquetas em vez das duas convencionais, aproximando muito o som do vibrafone ao do piano. Aos 17 anos, fez a primeira gravação da carreira com os guitarristas Hank Garland e Chet Atkins. Dois anos depois abandonou os estudos no Berklee College of Music para se juntar a George Shering e Stan Getz entre 1964 a 1966.

Gary Burton. (foto: reprodução)

Milt “Bags” Jackson nasceu em Detroit, Michigan, em 1 de janeiro de 1923. Jackson foi o principal vibrafonista do Jazz pós-swing. Começou tocando violão e piano, antes de se decidir pelo vibrafone na adolescência. Em 1945, fazendo parte de um grupo de Detroit, encontrou-se com Dizzy Gillespie pela primeira vez. Depois foi chamado por Dizzy para seu sexteto em Nova Iorque, e também para a sua big band.

Lionel Hampton nasceu em 20 de abril de 1908 em Louisville, Kentucky. Hampton foi o músico que melhor personificou com o vibrafone a chamada “era do swing”. Membro da orquestra de Benny Goodman, participou do célebre concerto no Carnegie Hall. Entre 1940 e 1965, dirigiu sua própria big band de swing, de onde surgiram muitas figuras do Jazz, como Dexter Gordon e Charles Mingus. Hampton continuou a realizar concertos até meados dos anos 90. A gravação “Hamp in Harlem”, de 1979, testemunha a vitalidade do artista, que, naquela época, tinha 70 anos de idade.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Sala de Jazz” vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da 00h na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *