plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 05:10

Sala de Jazz destaca grandes talentos brasileiros da guitarra

Heraldo do Monte, Hélio Delmiro e Ricardo Silveira são os destaques do Sala de Jazz. (foto: reprodução)

Na madrugada de sábado para domingo (13/09), a partir da meia noite, o Sala de Jazz com Clayton Sales destaca grandes guitarristas brasileiros na Educativa 104.7 FM. O programa traz o talento de Heraldo do Monte, Hélio Delmiro e Ricardo Silveira.

O recifense Heraldo do Monte é compositor, arranjador e instrumentista. Toca guitarra, cavaquinho, viola e contrabaixo. Heraldo do Monte formou em 1966 o que o Trio Novo que logo viria ser o Quarteto Novo onde Heraldo tocava guitarra, Théo de Barros fazia o contrabaixo, Hermeto Pascoal conduzia piano e flauta e Airto Moreira, bateria e percussão.

Com elementos jazzísticos numa sonoridade fortemente brasileira, nordestina, o Quarteto Novo introduziu elementos inovadores à música instrumental da época. Heraldo do Monte gravou com grandes nomes da MPB como Elis Regina, Quinteto Violado, Michel Legrand, Zimbo Trio, Hermeto Pascoal e muitos outros, além de se apresentar em grandes festivais de música ao redor do mundo como em Montreux, Montreal e Cuba.

O carioca Hélio Delmiro é guitarrista/violonista de Jazz e MPB. Seu álbum “Samambaia”, de 1981, gravado ao lado do pianista César Camargo Mariano, é considerado um marco de referência para a música instrumental brasileira. Hélio Delmiro tocou com grandes nomes da MPB como Elizete Cardoso, Clara Nunes, Marlene, César Camargo Mariano, Arthur Verocai, Antonio Carlos e Jocafi, Maria Creuza, Elza Soares, Elis Regina, João Bosco, João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle, Tamba Trio, Wagner Tiso, Toninho Horta, Djavan, Nana Caymmi, Emilio Santiago, MPB-4, Milton Nascimento e outros tantos.

Na década de 1970 Hélio Delmiro se destacou no cenário do Jazz chamando a atenção de músicos estrangeiros como Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin, Sarah Vaughan e  Clare Fischer. Em 1978, participou do I Festival de Jazz Montreux (SP), em duo com Luiz Eça.

Ricardo Rodrigues Parente Silveira é outro talento carioca – guitarrista, violonista, compositor, arranjador e produtor musical. Ricardo Rodrigues Parente Silveira tocou com o lendário Herbie Mann em Nova Iorque. Atuou com Elis Regina, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Banda Chicago, entre outros grandes nomes da MPB. Seu primeiro LP solo, “Bom de tocar”, alavancou sua carreira nos Estados Unidos onde se apresentou em várias ocasiões.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Sala de Jazz vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da meia noite na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *