plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 08:09

Sala de Jazz destaca a sonoridade do vibrafone com Lionel Hampton

Lionel Hampton e seu vibrafone embalam o Sala de Jazz. (foto: reprodução)

Na madrugada de sábado para domingo (29/11) a partir da meia noite, o Sala de Jazz com Clayton Sales destaca a sonoridade do vibrafone nas mãos do talentoso Lionel Hampton  na Educativa 104.7 FM.

O vibrafone é um tipo de marimba (teclado) com placas de metal, cujos ressoadores são colocados em vibração por um motor elétrico. O instrumento é típico do Jazz e está presente nas gravações de grandes clássicos. Grandes nomes do Jazz tocam o instrumento como  Lionel Hampton, Milt Jackson, Gary Burton, Red Norvo, Bob Hutcherson, Cal Tjader e outros tantos.

Lionel Hampton nasceu em 20 de abril de 1908 em Louisville, Kentucky. Hampton foi o músico que melhor personificou com o vibrafone a chamada “era do swing”. Membro da orquestra de Benny Goodman, participou do célebre concerto no Carnegie Hall. Entre 1940 e 1965, dirigiu sua própria big band de swing, de onde surgiram muitas figuras do Jazz, como Dexter Gordon e Charles Mingus. Hampton continuou a realizar concertos até meados dos anos 90. A gravação “Hamp in Harlem”, de 1979, testemunha a vitalidade do artista, que, naquela época, tinha 70 anos de idade.

Fica aqui uma prévia do que esperar no Sala de Jazz de domingo com Lionel Hampton tocando “Flying home” em uma apresentação na TV norte-americana em 1957:

 

 

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Sala de Jazz vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da meia noite na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *