Rádio e TV Educativa de MS

Saiba mais sobre o dia do índio, comemorado 19 de abril

70 0

O Portal da Educativa também abraça essa cultura

Hoje, dia 19 de abril, é comemorado o dia do índio. A data foi proposta em 1940 graças ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México, que contou com diversas autoridades do governo de países do continente Americano. Os próprios líderes indígenas, no entanto, não foram aos primeiros dias do evento por medo da perseguição dos “homens brancos”. A primeira participação deles no congresso ocorreu dia 19 de Abril. O dia ficou marcado por esse acontecimento, sendo, posteriormente, escolhido para celebrar essa cultura e no ano de 1943 foi comemorado pela primeira vez.

Mas e hoje? De acordo com o censo do Instituto Nacional de Geografia e Estatística de 2010, Campo Grande era o sétimo município com maior população indígena em centros urbanos no país. No Estado, a quarta cidade com maior quantidade de indígenas e os números crescem cada vez mais. Em 2016, dados, também do IBGE, mostraram que em 10 anos, essa população cresceu cerca de 42%.

Como forma de celebrar essa cultura, o Museu das Culturas Dom Bosco, em Campo Grande, MS, está oferecendo atividades recreativas do dia 18 a 21 de abril, com a participação de alunos das escolas da capital. Hoje a entrada é gratuita para toda a população. Nos outros dias o valor do ingresso é de R$ 5 e é preço é de meia-entrada, promoção oferecida a todos os visitantes. Crianças de até sete anos, acompanhadas de responsáveis, não pagam. Para mais informações ligue (67) 3326-9788.

Deixe sua resposta

Seu endereço de email não será publicado.