plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 11:58

RTVE avalia “apagão”, plataforma multimídia e a Ultra Definição

O apagão da TV analógica, o ingresso das emissoras públicas no mundo digital e a já anunciada chegada da Ultra Definição (UHD) imediatamente após o “switch-off, além dos desafios do alinhamento das novas tecnologias e plataformas multimídias, foram discutidos nessa semana pelos dirigentes e funcionários da Rádio e TV Educativa (RTVE).

tv5
Bosco Martins fala sobre os desafios da TV Digital, tecnologias de transmissão e produção de conteúdo UHD

O diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, fez palestra e repassou as informações que obteve em encontros no Paraná e São Paulo. “Estamos apenas iniciando a migração para o sistema digital e já nos colocamos diante de tecnologias que tornam equipamentos modernos obsoletos, porque ao lado da evolução tecnológica vivenciamos mudanças no comportamento e na forma de consumo dos conteúdos. São desafios que interferem também na linguagem da comunicação e transmissão da informação”, disse Bosco Martins. Segundo ele, são duas adaptações em curso, a tecnológica e a conceitual.

uhd“A produção de conteúdos, seja de notícia, documentário ou programas de entretenimento e educativo, tem que atender aos formatos que permitam acessibilidade, portabilidade e interatividade. Há cumplicidade no protagonismo da comunicação, essa é a grande revolução. O público não apenas consome, mas também opina, pondera e contesta”.

A RTVE e emissoras públicas de 11 estados debateram em São Paulo a Nova Televisão Brasileira diante do apagão do sistema analógico, era digital e as novas ferramentas da plataforma multimídia em fórum paralelo à maior feira de negócios e tecnologia para “broadcast e new media” da América Latina, promovida pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

tv4
Além da tecnologia, nova televisão brasileira terá que requalificar recursos humanos

“O que se extrai dessa discussão toda é que há que se ter muita cautela nas licitações e realizar estudo de engenharia, até porque os novos equipamentos são mais compactos e a produção deve ser customizada. É um processo de etapas, nada vai mudar da noite para o dia”.

Inovação

Segundo Bosco Martins, a digitalização deve passar pela customização e inovação”. Nesse aspecto, a RTVE, embora na fase de planejamento do processo de digitalização, já migrou seus sistemas para o plataforma multimídia, através do Portal da Educativa, onde estará disponibilizado todo acervo das emissoras do Estado.

Dentro do processo de reprogramação das grades da RTVE, a ideia é buscar parcerias para diversificação do conteúdo, com alcance em todos os segmentos, daí a opção por uma programação eclética. No segmento educativo-cultural, acordos de cooperação mútua com universidades vão garantir a ampliação das opções, por meio de um multicanal. No fórum que debateu a nova televisão, foi lançada também a ideia de um sistema de emissoras intragov, reunindo todas as emissoras educativas, comunitárias e universitárias.

uhd2Bosco Martins acredita que o processo de migração de sistemas deve levar em conta o aspecto mercadológico. “Na era digital é importante a porta do controle de qualidade de conteúdo e para as emissoras públicas, que exercem papel de curadoria, é importante enriquecer com a oferta de emissoras parceiras. Por orientação do governador Reinaldo Azambuja já estamos buscando a qualidade e diversificação do conteúdo, somando a produção própria com o conteúdo autoral independente”.

Plataforma multimídia

Para o diretor-presidente a RTVE, as emissoras públicas se deparam ainda com o desafio da convergência de conteúdos das mídias eletrônicas (rádio e TV), novas mídias (internet, aplicativos, portais, games, sites e mídias sociais) e start-ups da área de comunicação e tecnologia.

“Há muitos projetos, serviços e produtos no mercado de tecnologia e difusão que eram apenas opcionais. Hoje, com a nova televisão brasileira, os projetos são praticamente obrigatórios e trazem uma contribuição grande para o aperfeiçoamento e a necessária adaptação à plataforma multimídia”.

uhd4“A informação ou o conteúdo de serviço e entretenimento deve ser produzido para o mercado áudio visual full HD, centrado nas novas tecnologias e formatos display. Estamos diante de uma tendência irreversível, de novos comportamentos e formas de consumo de televisão e conteúdo multimídia”, destaca Bosco Martins.

Para as pessoas que usam aparelhos de TV, as soluções são apresentadas a todo momento, mas o público quer mais, novos formatos de display e aplicativos de smartTV. “É esperado que os aparelhos de televisão do futuro sejam apenas uma grande tela de alta resolução onde devem ser conectados os mais diversos dispositivos. Set-top box vai muito além da recepção de sinais de televisão terrestre integrando serviços diferenciados que tornem este dispositivo uma grande central de multimídia conectada a estes displays.”

Canais de serviço

Reportando-se a proposta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual da RTVE e parceira e compartilha conteúdo, Bosco Martins lembrou da importância da oferta de conteúdos 4D, uma vez que os set-top box deverão atuar como canais de convergência e diversos serviços.

DCIM101GOPRO
Além dos estúdios convencionais, RTVE deve usar auditório para gerar programas de educação a distância

Para Bosco Martins, “estamos diante de um processo irreversível no uso diverso dos receptores de TV e os dispositivos móveis, cada vez mais voltados para a necessidade e demandas do usuário, principalmente da nova geração, os chamados “nativos digitais”, que não cultiva o hábito de uso do televisor. Nosso desafio se resume em buscar a melhor e mais eficaz forma de transmitir conteúdos.

“Nesse aspecto poucas coisas estão definidas e atendidas”, conclui Bosco Martins, para quem o desligamento da TV analógica pode ocorrer muito depois do previsto, pois é preciso informar bem a população, demonstrar claramente quais são as mudanças e assegurar que pelo menos 80% da população disponhamde televisores e acessórios prontos para consumir conteúdo com transmissão UHD.

(Fotos: Rogério Medeiros)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *