O sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) aceitou um acordo preliminar com os estúdios, representados pelo sindicato patronal AMPTP, na noite deste domingo (24), anunciando a proximidade do fim da greve dos escritores, que completou 146 dias.
A minuta ainda deverá passar por alterações e sua versão final estará sujeita à votação dos membros do sindicato, determinando ou não o encerramento da paralisação.
“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores da associação”, escreveu o comitê de negociações da WGA em nota, apesar de não relatar detalhes do documento.
Leia mais: Sophia Loren cai em casa e passa por cirurgia de emergência na Suíça
Em festa autoral, duo suíço Adriatique entrega seu maior e mais impactante show no Brasil
A disposição dos membros em aderir à greve e às manifestações foram agradecidas também na declaração, ressaltando que esses movimentos foram responsáveis pela abertura dos estúdios à negociação. Ainda, deixam claro que a novidade não significa que os roteiristas podem voltar ao trabalho.
Entre as reivindicações da categoria, pagamentos residuais dos streamings e regulamentação do uso de inteligência artificial são as principais. As exigências dos atores do sindicato SAG-AFTRA, que entraram em greve em julho, também incluem esses pontos.
Apesar do avanço nas negociações com os roteiristas, os estúdios ainda não discutiram termos para o fim da greve dos atores e não há expectativas de uma reunião entre as partes até o momento.
TV Cultura