25 de abril de 2024 - 17:51

Rota do Desenvolvimento mostra a força dos pequenos negócios e da indústria de MS

Campo Grande (MS) – A Rota do Desenvolvimento chega a Campo Grande entre os dias 7 e 9 de novembro para mostrar a força dos pequenos negócios e da indústria de Mato Grosso do Sul. O evento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e irá oferecer mais de 160 atividades gratuitas distribuídas em espaços temáticos, exposições, palestras, oficinas e minicursos.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com o Sebrae e instituições do Sistema S, empresariais, de ensino e pesquisa. Nesta edição, além de empresários e empreendedores de Campo Grande e região é aguardada a participação de gestores municipais de todo o Estado. Os prefeitos eleitos dos municípios sul-mato-grossenses foram convidados pelo governador Reinaldo Azambuja para uma reunião que irá acontecer às 18h do dia 7 de novembro, no Auditório Germano de Barros.

Até o momento, 2 mil  pessoas já fizeram a inscrição para participar das atividades gratuitas oferecidas no evento – a inscrição e programação completa pode ser acessada no www.rotadodesenvolvimentoms.com.br.  De acordo com o secretário adjunto da Semade, Ricardo Senna, a Rota do Desenvolvimento em Campo Grande preserva a mesma essência das outras seis edições já realizadas no interior. “É um momento rico de discussão de alternativas de desenvolvimento e fomento aos pequenos negócios, reconhecendo a importância dos microempreendedores individuais, pequenas e micro empresas para a dinamização das economias dos municípios”.

A Rota está inserida no âmbito do Propeq – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios – e é uma ação do Governo do Estado em parceria com o Sebrae, federações, sistema S, universidades e outros órgãos estaduais. Nela, cada um desses atores apresenta um conjunto de soluções para os pequenos negócios. Até o momento, seis edições da Rota do Desenvolvimento foram realizadas em municípios polos do interior do Estado (Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas), com mais de 7 mil atendimentos ao público.

Atendimento aos prefeitos e produtos Made in MS

Uma das novidades que a Rota do Desenvolvimento terá nesta edição em Campo Grande é a “Rota do Desenvolvimento do Prefeito”, área destinada ao atendimento aos prefeitos dos municípios de Mato Grosso do Sul. O espaço irá funcionar durante os  três dias de evento, das 8 às 20h e contará com 23 estandes (13 órgãos públicos estaduais, dois federais e oito entidades). “Convidamos todos os prefeitos eleitos e atuais, para que eles conheçam as soluções que o governo dispõe não somente no âmbito do desenvolvimento econômico, mas também em todas as demais áreas, a fim de dar as orientações necessárias para que haja o emparceiramento com a administração estadual. A ideia, fundamentalmente, ganha dimensão transversal, envolvendo a questão ambiental, inovação, cultura, sustentabilidade e gestão pública. Nossa proposta é de que o processo de desenvolvimento seja visto de forma ampla”, informou o secretário adjunto Ricardo Senna.

Durante os dias de realização da Rota em Campo Grande, o público presente também terá a oportunidade de conhecer uma série de produtos do setor alimentício, bebidas, eletrônica, construção civil e outras áreas que são fabricados por indústrias instaladas e em operação em Mato Grosso do Sul. Todos esses itens estarão expostos no “Espaço Hipermercado 100% Sul-mato-grossense”, que irá funcionar dar 8h às 20h no Centro de Convenções. “Temos diversos produtos que abastecem o mercado nacional e internacional e que são feitos por indústrias instaladas aqui em Mato Grosso do Sul. Teremos mais de 100 itens dos setores alimentício, vestuário, calçadista, celulose e papel, construção civil, automobilístico, eletrônica e informática. É uma mostra inédita desses produtos”, informa o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Além dessas novidades, a edição da Rota do Desenvolvimento em Campo Grande vai trazer nomes como o professor, empresário e escritor Carlos Alberto Julio, além dos repórteres de TV Caco Barcellos e Sônia Bridi, que vão ministrar palestras magnas respectivamente nos dias 7, 8 e 9 de novembro, às 20 horas. O credenciamento para participar dessas palestras é feito gratuitamente pelo sitewww.rotadodesenvolvimentoms.com.br, onde também se encontra a programação completa do evento.

Serviço:
Rota do Desenvolvimento em Campo Grande
Data: 7 a 9 de novembro
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo
Entrada e participação gratuita – Inscrições no site ww.rotadodesenvolvimentoms.com.br