plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 22:31

Rose Modesto lança Plano de Políticas Públicas para a População Indígena

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de dar visibilidade às culturas indígenas de Mato Grosso do Sul, promovendo a confraternização entre esses povos e o compartilhamento de problemas e soluções comuns vividos por eles, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria de Políticas Indígenas, lança na próxima semana, dentro do Mês do Índio, uma série de ações voltadas essa população no Estado.

As ações de lançamento acontecerão na segunda-feira (28), no Centro Cultural José Otávio Guizzo, e na terça-feira, no Museu da Imagem e do Som (MIS), ambos na Capital. “Nós temos a segunda maior população indígena do país, com aproximadamente 75 mil índios e ações de protagonismo para esses povos são de extrema importância para o desenvolvimento social do Estado”, destacou sobre o lançamento da próxima semana, a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto. A Subsecretaria de Políticas Indígenas foi criada na atual gestão.

Entre as medidas anunciadas está a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, com previsão de entrega até novembro deste ano. Ainda dentro do evento, estão previstas parcerias com a Fundação de Esportes de MS (Fundesporte), Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Fundação Rádio e TV Educativa (Fertel) e Fundação de Trabalho (Funtrab), que permitirão o lançamento dos Jogos Indígenas, do programa de Rádio Voz Indígena e dos programas de microcrédito e qualificação para índios.

Silvana1
Subsecretaria Silvana Dias durante visita a aldeia Ipegue, em Aquidauana, no último dia 14

De acordo com a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Dias, a elaboração do plano, que será um dos primeiros do País, terá uma grande importância não só no aspecto de ações políticas, mas também servirá de reconhecimento à luta do movimento indígena. “A elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena é um sonho que com certeza irá refletir na realidade de toda a população indígena de nosso Estado. Vamos conversar com as 74 tribos de 8 etnias existentes em MS e chegar a pensamentos convergentes que se traduzam em uma melhoria na qualidade de vida de toda essa população”, afirmou.

Só nos primeiros quatro meses deste ano foram visitadas mais de oito aldeias e realizados diversos acompanhamentos na entrega de cestas alimentares, pela subsecretaria.

Apresentações Culturais

As apresentações culturais também farão parte do evento. Na segunda-feira (27), a partir das 17h30, haverá a apresentação de dança Kadiwéu e dança Terena de recepção e acolhimento aos convidados e participantes do evento, juntamente com uma exposição de artesanato e cerâmicas além de comidas típicas produzidas pelos indígenas, e logo em seguida um reza tradicional do povo Guarani – Kaiowá, abençoando o evento, iniciando no calçadão de entrada do centro cultural, adentrando o mezanino até chegar ao Teatro Aracy Balabanian, finalizando a abertura oficial com hino nacional em Terena.

Clique aqui e confira a programação completa

Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Fotos: Leca