24 de abril de 2024 - 07:26

Ronda escolar retorna às escolas estaduais e municipais

Contribuindo para a prevenção de crimes e também no combate à evasão escolar, o Programa Escola Segura, Família Forte, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, retomou nesta sexta (3) a Ronda Escolar e a integração entre pais, professores e agentes de segurança. Além das escolas estaduais de Campo Grande, mais 50 municipais serão atendidas.

Desde 2017, quando foi criado, o Programa já realizou 10.191 atendimentos. O objetivo é coibir e prevenir a violência ou o crime. Além do policiamento na escola e entorno, a ronda escolar também dá apoio ao policiamento ordinário da região, coibindo os crimes comuns à esta área, que são os pequenos furtos e o porte de arma branca.

O Programa Escola Segura, Família Forte é desenvolvido por meio de parceria entre a Sejusp, Secretaria Estadual de Educação (SED) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ao todo, 24 policiais e seis viaturas fazem a ronda e adentram as escolas, quando necessário.

A comunicação entre o programa e a comunidade escolar é feita de forma célere e eficaz por meio de celulares disponíveis nas viaturas. Além disso, cada policial possui um tablet para registrar no sistema de segurança da Sejusp toda e qualquer ocorrência no interior e entorno das escolas.

O patrulhamento escolar é feito por policiais militares levando em consideração dados de inteligência da Sejusp. Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o programa promove a aproximação da comunidade escolar com a polícia e contribui para a redução dos conflitos no âmbito escolar.

Entenda melhor sobre os pilares do programa na reportagem de Júlia Torrecilha ao Jornal da Educativa:

Com informações de Luciana Brazil, Sejusp

Fotos: Bruno Rezende