16 de abril de 2024 - 03:43

Roda Viva entrevista o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas

A atração vai ao ar ao vivo nesta segunda-feira (29), das 21h às 22h30, na TVE Cultura e na fan page do Facebook do Portal da Educativa
Ministro da Infraestrutura é o entrevistado desta segunda-feira no Roda Viva. (Foto: TV Cultura/Divulgação)

São inúmeros os desafios para o setor de Infraestrutura no país: na Construção Civil, o maior deles é o estímulo ao setor privado, visando a redução no déficit habitacional, calculado atualmente em mais de 6 milhões de moradias só nas áreas urbanas; nos Transportes, é a melhoria das rodovias federais e estaduais, além da mobilidade urbana; na área de Energia, promover a retomada do investimento público e maior presença do setor privado, consolidar as matrizes energéticas atuais e ampliar a geração de energia solar e eólica; nas Telecomunicações, é a ampliação da oferta de banda larga, em escala nacional.

Todos esses itens serão debatidos na entrevista ao vivo do Roda Viva com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na segunda-feira (29), às 21h.

Freitas foi secretário de Coordenação de Projetos na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos; diretor-executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; e chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, entre 2005 e 2006. Também atuou como auditor da Controladoria Geral da União.

Além disso, o ministro é formado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e em Gestão de Cadeia de Suprimento e Logística pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército, além de bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras.

Compõem a bancada de entrevistadores Gesner Oliveira, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas e sócio da Consultoria Go Associados; Cida Damasco, colunista do jornal O Estado de S. Paulo; André Lahóz Mendonça de Barros, diretor da revista Exame; João Gabriel de Lima, editor-executivo do jornal O Estado de S. Paulo e coordenador de jornalismo do Insper; e Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia.

Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, o Roda Viva é uma produção da TV Cultura de São Paulo retransmitido por emissoras parceiras em todo o país. A atração vai ao ar ao vivo, às 21h, na TVE Cultura e pela fan page do Portal da Educativa na rede social Facebook.