plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 08:19

Roda Viva entrevista o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto

A atração vai ao ar ao vivo, das 21h às 22h30, na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa
Delfim Netto faz avaliações sobre o atual momento do país e fala sobre polêmicas como a ditadura. (Foto: Rodrigo Barros/TV Cultura)
Delfim Netto faz avaliações sobre o atual momento do país e fala sobre polêmicas como a ditadura. (Foto: Rodrigo Barros/TV Cultura)

O Roda Viva de segunda-feira (8) entrevista o professor e ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, que faz uma análise objetiva e bem-humorada do panorama político e econômico do país. Para o ex-ministro, que fez parte do regime militar, não há dúvida de que houve um golpe em 1964. “É claro que houve golpe”, ele afirma. Com a mesma clareza, Delfim trata da questão da tendência ideológica do nazismo: “obviamente, não tem nada a ver com a esquerda…. esquerda e direita hoje é sinal de trânsito”.

Delfim Netto também comenta a proposta de entrada do Brasil no chamado clube dos ricos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, que levaria o país a perder alguns privilégios na Organização Mundial do Comércio, e dispara: “isso é um blefe do (Donald) Trump, que é um blefador, um jogador….”. Embora diga que não costuma dar conselhos a ninguém e que a fama de conselheiro “é coisa da imprensa, que gosta de inventar fake news”, Delfim orienta o presidente Jair Bolsonaro a abandonar o Twitter. Na entrevista, ele diz torcer pela retomada do crescimento e observa que o número de desempregados no país vai muito além dos 13 milhões citados nos levantamentos oficiais.

Delfim Netto foi secretário da Fazenda, em São Paulo, no governo de Laudo Natel, entre 1966 e 1967; ministro da Fazenda de 1967 a 1974 (durante o regime militar); embaixador na França, entre 1974 e 1978; ministro da Agricultura, em 1979; e do Planejamento, de 1979 a 1985. Também foi deputado constituinte por São Paulo, de 1987 a 1988, e deputado federal por São Paulo, de 1988 a 1994. Em dezembro de 1968, foi um dos signatários do AI-5, o ato que resultou na cassação dos direitos políticos de muitos parlamentares –um dos temas que ele também aborda na entrevista ao Roda Viva.

Compõem a bancada de entrevistadores Sergio Lamucci, repórter do jornal Valor Econômico; José Paulo Kupfer, colunista do portal Estadão e do site Poder 360; Mara Luquet, jornalista do Canal My News; Luís Artur Nogueira, colunista da revista ISTOÉ Dinheiro e do portal IG; e Julia Leite, chefe de redação da Agência Bloomberg em São Paulo.

Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração é uma produção da TV Cultura de São Paulo retransmitida por emissoras parceiras de todo o país. O Roda Viva vai ao ar às 21h, na TVE Cultura e pela fan page do Portal da Educativa no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *