25 de abril de 2024 - 01:39

Roda Viva entrevista João Dória, governador de São Paulo

O Governador do Estado de São Paulo fala sobre as realizações dos primeiros 100 dias de gestão
João Doria, Governador do Estado de São Paulo. (foto: divulgação)

Roda Viva de segunda-feira (15/4) entrevista João Doria. No programa, o Governador do Estado de São Paulo comenta as realizações de seus 100 primeiros dias de gestão e os desafios para os próximos anos nas áreas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Economia e geração de empregos.

Na área econômica, o governo lançou o Programa IncentivAuto, que dará desconto de até 25% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para montadoras que investirem a partir de R$ 1 bilhão no Estado e gerarem acima de 400 novos empregos. O objetivo da ação é ajudar o parque industrial automotivo a manter as atividades no estado, com novos investimentos e oferta de empregos.

Já na Educação, o governo conseguiu derrubar, no STF, uma liminar que impedia a renovação de contrato de 8 mil professores temporários, o que deixaria mais de 60 mil alunos sem aulas.

Em fevereiro, Doria lançou o Corujão da Saúde, programa que já havia sido implantado na prefeitura da capital. O projeto deve permitir a realização, em dois meses, de 155 mil exames utilizando a rede de hospitais e clínicas particulares.

Na Segurança, um dos anúncios de maior impacto foi a transferência de chefes de uma facção criminosa para penitenciárias de segurança máxima do Governo Federal. O reforço no policiamento das ruas e estradas realizado pelos programas Rodovia Mais Segura e São Paulo Mais Seguro refletiu na queda de todos os indicadores criminais. São Paulo terá mais policiais nas ruas com a abertura de concurso para contratação de novos 5.400 policiais, e o funcionamento de quatro novos Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps) já reforçam a segurança das pessoas no estado.

Compõem a bancada de entrevistadores Marcelo de Moraes, editor do jornal O Estado de S. Paulo e do site BR18César Felício, editor da coluna de negócios Painel S.A, do jornal Folha de S.PauloThais Herédia, comentarista da rádio Bandeirantes; e Germano Oliveira, editor de política da revista ISTOÉ.

Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitida por emissoras parceiras de todo o país, o Roda Vivaconta com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso. A atração vai ao ar às 21h, na TVE Cultura e também pelo Portal da Educativa –no atalho para TV do site ou pelo Link Ao Vivo, bem como pela fan page da rede social Facebook.