O Roda Viva de segunda-feira (25/3) entrevista o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo. Entre as temáticas abordadas na entrevista estão os prós e contras da entrada do Brasil no clube dos ricos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e a possível perda de vantagens nas relações com parceiros tradicionais.
Com uma longa carreira no Ministério das Relações Exteriores, voltada principalmente para o setor econômico, Roberto Azevêdo serviu, entre outros postos, nas embaixadas de Montevidéu e Washington. Além disso, chefiou o Departamento de Economia do Itamaraty e, em 2013, foi eleito diretor-geral da OMC para um mandato de quatro anos, sendo reeleito, por unanimidade, em 2017.
De seu posto, em Genebra, Azevêdo enfrenta negociações para a derrubada de barreiras tarifárias e maior abertura no comércio global. Com a experiência adquirida em décadas de negociações, ele chama a atenção para o risco de o Brasil abrir mão de posições já conquistadas em troca de promessas que podem não se viabilizar.
Compõem a bancada de entrevistadores José Alfredo Graça Lima, embaixador e membro do Cebri – Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Roberto Giannetti da Fonseca, economista e empresário; Cida Damasco, colunista do jornal O Estado de S. Paulo; Raquel Landim; repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; e Carlo Cauti, editor-chefe do portal de notícias econômicas Suno Notícias e correspondente de vários jornais italianos.
Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitida por emissoras parceiras de todo o país, o Roda Vivaconta com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso. A atração vai ao ar às 21h, na TVE Cultura e também pelo Portal da Educativa –no atalho para TV do site ou pelo Link Ao Vivo, bem como pela fan page da rede social Facebook.