plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 01:02

Roda de conversa na praça esclarece dúvidas sobre o câncer de mama em Bonito

Um bate-papo na Praça da Liberdade de Bonito (MS) neste final de semana foi uma forma diferente e inclusiva de falar sobre o câncer de mama. Especialistas e público puderam interagir e esclarecer dúvidas sobre a doença que atinge uma média de 65,23 mulheres para cada 100 mil habitantes no Estado, colocando Mato Grosso do Sul em 6º no ranking de incidência nacional e em primeiro da região centro-oeste.

Foto: Divulgação

Questões como: o uso de anticoncepcionais pode aumentar os ricos de câncer de mama, homens podem ter a doença e porque a mamografia é feita apenas após os 40 anos, foram levantadas pelo público e respondidas pelo oncologista Fabrício Colacino Silva. Segundo ele, são dúvidas comuns, e por isso é ainda mais importante falar sobre elas em público. “Não há estudos que comprovem a relação entre o uso da pílula e a doença. Na verdade o anticoncepcional auxilia a equilibrar os hormônios femininos e é um dos métodos mais eficazes no controle da natalidade. Já sobre o câncer de mama em homens, pode ocorrer sim, mas em uma proporção muito menor do que nas mulheres, por isso não temos campanhas de prevenção. O homem deve procurar o médico apenas quando perceber alguma alteração no local”, detalhou.

Já sobre a mamografia, o oncologista explicou que a idade mínima para fazer o exame é de 40 anos devido a rigidez dos seios antes disso. Segundo ele, as mamas são mais densas e o aparelho não consegue detectar alterações com a mesma facilidade do que na idade recomenda. Mas isso não quer dizer que as mulheres não devam se prevenir, ainda mais as que possuem fatores de risco, como histórico familiar. “O ideal é que todas as mulheres tenham acompanhamento com ginecologista e que caso percebam alguma alteração, comunique-o, porque ele já pode avaliar e pedir exames mais precisos, como uma ultrassom da mama”, acrescenta Colacino.

Acompanhado de uma equipe com oncologistas de diferentes especialidades, como diagnostico, tratamento, oncopediatria e também de um geriatra, que esclareceu duvidas sobre menopausa e andropausa, Colaciono destacou que o evento tem um caráter único, de promover esclarecimento de forma natural ao público. “É um assunto que envolve muitos tabus, que envolve muitos mitos e verdades e colocar um elenco de especialistas interagindo diretamente com a sociedade, dando a oportunidade para que eles possam conversar, discutir sobre o assunto torna a população mais bem informada e capaz de saber da necessidade do diagnostico precoce. Por isso o esclarecimento é fundamental e desarma a população daquela condição de diagnostico avançado”.

Foto: Kemila Pellin

As incertezas sobre a doença foram justamente o que levou a dona de casa Solange Ferreira dos Santos, de 32 anos, até a Praça. Ela passou por uma consulta com ginecologista da rede pública do município e foi orientada a fazer uma mamografia. “O médico fez o pedido do exame e estou aguardando para fazer. E hoje eu vim aqui para saber sobre a doença, como ele é, se tem cura, qual o tratamento”, detalhou.

Ainda segundo ela, o convite para participar das discussões foi feito pelo agente da saúde do seu bairro, que passou nas casas comunicando sobre a presença dos especialistas.

A iniciativa de fazer o evento em praça pública tinha como objetivo discutir o tema com a comunidade local e também usar a visibilidade que o município possui para potencializar as mensagens do Outubro Rosa.

O câncer de mama é o segundo mais frequente entre as mulheres do Estado, ficado atrás apenas do câncer de pele. Para o biênio 2016-2017, a estimativa do Inca é que sejam detectados 820 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul.

A campanha “Câncer de mama: Bonito é se cuidar” é promovida pela Terra – Clínica Médica e Diagnósticos, com apoio da  Oncovitta – Cancerologistas e Cuidados Oncológicos e da Prefeitura Municipal de Bonito.

Piraputangas ‘aderem’ a campanha

O Monumento Piraputangas, cartão postal da Capital do Ecoturismo, também ganhou nova iluminação durante o mês de outubro. Com tons rosas, os peixes de Bonito (MS) também alertam para sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outubro é considerado o mês símbolo da luta contra a doença, que é o segundo câncer mais frequente no mundo entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *