18 de abril de 2024 - 19:42

Rios de Bonito: Comdema e Prefeitura apresentam plano de ação

Grupo Unidos Conquistamos – que reúne guias, empresários e sociedade civil – quer ampliação de decreto estadual

Foto: Jabuty/Prefeitura de Bonito

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul está dando mais um passo em direção a preservação dos rios da região. Na última semana o governo do Estado publicou decreto que determina ações de manejo e conservação do solo em propriedades rurais que tenham atividade econômica nas regiões dos rios da Prata e Formoso e nesta segunda-feira (25) uma reunião entre o Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito) Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o Executivo Municipal estabeleceu um plano de ação que deve ser seguido, a partir de agora, para conservação de solo e água no município de Bonito.

O planejamento foi elaborado pelo técnico da Agraer de Bonito Paulo Sergio Gimenes, também membro do Comdema, e já havia sido apresentado e aprovado pelo Conselho e Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e agora será encaminhado ao gabinete do Prefeito para oficialização. Entre as ações prioritárias e emergenciais está a necessidade de estabelecimento de técnicas adequadas no trabalho de conservação das ruas da área urbana do município de Bonito, visto que grande parte do turvamento do Rio Formoso – a partir de sua confluência com Córrego Bonito – provém da área urbana.

Outro ponto que ficou definido é a realização de reuniões com proprietários das áreas privadas, uma vez que ficou entendido que as ações de conservação de solo e água também envolvem trabalhos nessas propriedades, além das estradas municipais/estaduais. Segundo o documento as primeiras reuniões já serão realizadas nos próximos dias, sendo capitaneadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Bonito.

“O plano tem como base, dados informações coletadas por vários anos e possui detalhamento das estratégias e operações que devem ser realizadas para minimizar os efeitos dos grandes volumes de chuvas que temos na nossa região, principalmente no verão. Ele trata tanto das estradas como das áreas produtivas, além de fazer referência as ações que devem ser tomadas na cidade, como os cuidados que devem ter quando se vai patrolar uma rua”, detalha Sandro Roberto da Silva, presidente do Comdema.

Segundo o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, a reunião também serviu para que o Executivo pudesse expor as ações que já estão sendo realizadas, como a apresentação de projeto pela Secretaria de Turismo de Bonito, ainda em 2018, ao Governo Federal requerendo (inicialmente) recursos na ordem de R$ 7 milhões para compra de maquinários e desenvolvimento de projetos de reflorestamento e conscientização. Segundo o secretário, o projeto já foi aprovado na Sudeco e aguarda a liberação de recursos por parte do setor econômico do Governo Federal.

Promotor de Justiça Alexandre Estuqui Júnior, responsável pelos procedimentos do Ministério Público Estadual referentes à proteção do meio ambiente, também participou das discussões (Foto: Jabuty/Prefeitura de Bonito)

A Prefeitura informou ainda que está consertando maquinários e atendendo as demandas emergências das estradas por conta do período chuvoso, e que já está trabalhando com conservação de solo e água em áreas do município e que foi adquirida uma Escavadeira Hidráulica de grande porte, sendo necessário agora a contratação do maquinista para operar o equipamento.

Ainda em relação a infraestrutura, o Executivo informou que há requerimento junto ao Governo do Estado para aquisição de Patrulha Mecanizada Ambiental.

Como forma de otimizar os trabalhos, também ficou definida a criação de uma Comissão de Planejamento e Execução do Plano de Ação, que será composta por representantes da Prefeitura Municipal, do Comdema, do Comtur e dos Produtores Rurais (indicados pelo Sindicato Rural de Bonito). Esta Comissão se reunirá periodicamente e será responsável por estabelecer as prioridades e as formas como os trabalhos de conservação de solo e água se darão na prática.

Grupo quer ampliação de decreto estadual

Grupo ficou reunido em frente a Prefeitura (Foto: Kemila Pellin)

O Grupo Unidos Conquistamos, formado por guias de turismo, proprietários de atrativos, empresários, ribeirinhos, sociedade civil e em pouco tempo já conquistou mais de 700 curtidas nas redes sociais, tem ganhado força com movimentos a favor da fauna e flora de Bonito. Nesta segunda-feira (25) eles também participaram, indiretamente, da reunião realizada pelo Comdema para debater a criação do plano de ação para o município, com cartazes em apoio ao órgão. Apesar de ter sido realizada a portas fechados, alguns membros do grupo permaneceram, durante toda a discussão, do lado de fora da Prefeitura.

“O Unidos Conquistamos está aqui enquanto sociedade civil, para apoiar a iniciativa da Agraer, Imasul e Comdema, que marcaram uma reunião junto ao prefeito e secretários, para apresentar um plano de ação plano de ação para atuar nas estradas, já que elas são o eixo final que levam as águas para o rio. Então a gente tem assoreamento, problema de turvamento e de interdição de passeios. Então quando a gente soube dessa demanda, a gente veio para apoiar e pressionar para que esse plano realmente seja aprovado”, afirma Kiko Azevedo, guia de turismo e membro do grupo.

Ainda segundo ele, o grupo defende uma ampliação do decreto assinado pelo governador, uma vez que ele não abrange de forma ampla todos os cursos de água do município. “Esse decreto vai servir para determinados lugares apenas, as novas atividades, então quer dizer, áreas muito importantes dos rios Mimoso, Salobra, Betione, Chapena, Rio do Peixe, continuam vulneráveis”, finaliza.