Bonitenses conquistam pódio em Campeonato Estadual de Canoagem no Rio Formoso

Diretor-presidente da Federação de Canoagem de MS, Rafael Giroto e o secretário de Esporte Bonito, Vidaneis da Silva, acompanhados dos atletas medalhistas de Bonito (Foto: Vidaneis da Silva)

A 1ª etapa do Campeonato Estadual de Canoagem aconteceu em Bonito neste domingo (10) nas águas cristalinas do Rio Formoso, um dos principais do município, reconhecido mundialmente por suas belezas naturais. A prova abre o calendário de competições do Estado e teve como destaque a participação dos bonitenses, que conquistaram cinco lugares no pódio, sendo dois em primeiro.

O atleta Flávio Reverdito conquistou o 1º lugar na categoria Master masculino, seguido de Jailson Ricaldes, também de Bonito. Já na categoria Iniciante, as três melhores pontuações foram de bonitenses, sendo Armindo Spielmam em 1º, Wesley Rodrigues em 2º e Paulo Gimenez em 3º.

O evento também é significativo para o município porque marca o retorno das competições, após mais de 25 anos. “É um esporte que antigamente era muito tradicional aqui e há muito tempo não havia uma prova oficial em Bonito, alias pelo Campeonato Estadual é a primeira prova. E nós tivemos um sucesso total, num lugar privilegiado, no Hotel Cabanas, que possui todas as documentações necessárias, licenciamento ambiental em dia, enfim, uma participação massiva dos atletas locais, que inclusive, não competiam a certo tempo, mas estão em forma, treinando frequentemente e prontos para representar nosso município e nosso Estado em competições pelo Brasil”, afirmou Vidaneis Cândido da Silva, secretário de Esporte de Bonito.

As mulheres também tiveram espaço na competição nas categorias Feminino Open e Feminino Master (Foto Valtemir Mendes)

O Campeonato Estadual é promovido pela Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul, com apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e segundo o presidente da Federação, Rafael Giroto, serve também como critério de convocação para as competições nacionais. “Em 2019 teremos sete etapas, que vão somando os pontos e no final do ano conheceremos os campeões estaduais. E também ela serve de classificatória para os eventos nacionais, onde a gente convoca a seleção de Mato Grosso do Sul baseado nas provas do Estadual. Então no Campeonato Brasileiro de Descida, que tem o formato que foi essa prova, a gente vai usar como critério de convocação os resultados dessa prova, mas só ela não é critério de classificação”, detalhou.

O calendário oficial de Canoagem teve início nos dia 22 e 23 de fevereiro como 1º curso de arbitragem de nível 1. O circuito sul-mato-grossense de canoagem também passará pela cidade de Bodoquena, no início de maio, Aquidauana, Nioaque, Campo Grande, Corumbá e entre o Moro do Paxixi e o Distrito de Camisão, rota de aventura e esportes radicais.

Os atletas sul-mato-grossenses também se preparam para as competições fora do Estado, como a Copa Brasil de Paracanoagem, em São Paulo (SP), porta de entrada para as Olimpíadas no ano que vem. E no segundo semestre, o Campeonato Brasileiro em Brasília (GO), que classificará os melhores atletas do Brasil para o Mundial de Canoagem.

O secretário de Esporte de Bonito também destacou o apoio dos vereadores do município no evento. “Eles se reuniram com a Fundesporte, solicitaram apoio para que o evento acontece em Bonito”.

Paracanoagem

Atletas da paracanoagem marcaram presença no evento (Foto: Vidaneis da Silva)

A competição em Bonito também foi marcada pela participação dos atletas da Paracanoagem em MS, entre eles Fernando Rufino, o famoso Cawboy de Eldorado, que segundo a Federação tem grande potencial para representar MS nas Olimpíadas.

O secretário de Esportes de Bonito também destacou o nome de Roberto Pellin, o ‘Betão’, que apesar de não ter participado dessa competição, tem conquistado títulos no Estado, como o 2º lugar no Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura 2018.“Infelizmente ele não fez a prova, mas ele está treinado com treinador profissional e ele tem condições de disputar as Paraolimpíadas com certeza, porque o Campeonato Brasileiro ela já vai encarar. A competição em Corumbá foi a primeira dele como para-atleta e ele já conseguiu uma excelente classificação, então estamos otimistas” afirmou.

Diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda participou da competição

Confira a classificação geral da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Canoagem

Categoria Junior
1º Pedro Henrique Avila – CG
2º Julian Segovia – CG
3º Edgar Balbuena – Aquidauana

Feminino open
1º Barbara Marinho – CG
2º Melanie Conelhero – CG
3º Gislaine Alves – CG

Feminino Master

1º Fabíola Mendes – CG
2º Michelli Laranjeira – CG
3º Aneara Diniz – CG

Master masculino
1º Flavio Reverdito – Bonito
2º Jailson Ricaldes – Bonito
3º Edmilson Balbuena – Aquidauana

Super Master Masculino
1º Wilson Hiroshi – CG
2º Roberto Girotto – Aquidauana
3º Valtemir Nogueira – Aquidauana

Senior

1º Daniel Hayashi – CG
2ºRafael Girotto – Aquidauana
3º Gustavo Figueiró – CG

Turismo
1º Ademar Lugão – St. Ant. Paduá – RJ
2º Cristiano Quevedo – Aquidauana
3º Joaquim Gabriel – Aquidauana

Iniciante

1º Armindo Spielmam – Bonito
2º Wesley Rodrigues – Bonito
3º Paulo Gimenez – Bonito

Atleta veterano de Bonito, Silvo Rosa, ficou em quarto na categoria Super Master

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *