23 de abril de 2024 - 06:18

Riedel participa de Momento Expogrande ao vivo pela Educativa

Governador Eduardo Riedel em entrevista exclusiva a Rede E. (Foto: Reprodução)

O governador Eduardo Riedel esteve na tarde desta terça-feira (18) no estande da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel) no Parque de Exposições Laucídio Coelho, onde acontece a 83ª Expogrande.

Na ocasião, participou de uma entrevista ao vivo pelo Momento Expogrande 2023, para a TV Educativa, sob o comando do jornalista Osmar Bastos. Na ocasião, o governador falou sobre o monitoramento das escolas, sobre a rota bioceânica e as mudanças na programação da Rede Educativa, entre outros assuntos.

Durante a entrevista, Eduardo Riedel lembrou o momento pelo qual estamos passando na área da segurança nas escolas e na necessidade de intensificação no policiamento e monitoramento, não apenas para situações pontuais, mas para tornar-se um cuidado permanente entre as escolas.

Educação e Segurança

“A gente tem o Centro de Monitoramento com 298 escolas das 347, sendo monitoradas. Ações pontuais e gerais e de maneira muito sustentável. Não é uma ação por causa do momento, são ações que vieram para ficar na nossa estrutura, na nossa rede estadual de ensino. A própria educação, a grade de ensino, a escola em tempo integral, saúde, alimentação dos alunos. Então nós temos uma situação que favorece o Mato Grosso do Sul porque vem sendo estruturada. Mas eu não canso de falar, temos que chamar a atenção para o ambiente familiar, em casa. Isso não é só um problema do Estado ou da escola, é da nossa estrutura. Uma situação que os pais têm que chamar para si, sentar com seu filho, conversar, discutir”, pontuou durante a conversa com Bastos.

Rota Bioceânica

Outro tópico abordado pelo governador durante o encontro, foi a construção da rota bioceânica, um corredor rodoviário com extensão de 2,3 mil quilômetros que vai ligar o Oceano Atlântico aos portos de Antofogasta e Iquique, no Chile, passando pelo Paraguai e Argentina, possibilitando e favorecendo a área comercial com o Brasil, buscando expandir a relação comercial do Estado com países asiáticos e sul-americanos e fomentando a diversificação da pauta de exportações e a atração de indústrias para o Mato Grosso do Sul.

“Estive semana passada em Salta com seis governadores do norte do Paraguai: Boquerón, Salta, que é a República da Argentina, do Chile, Antofagasta onde tem um dos principais portos do Chile, e as obras estão em andamento. As obras da ponte, que é um dos desafios para a rota se concretizar, o acesso a ponte, a pavimentação de 220 quilômetros no Paraguai, que é outra obra que está em andamento, na divisa entre o Paraguai e a Argentina com mais 30 quilômetros … Tudo isso está acontecendo e se as obras permanecerem no cronograma, no primeiro semestre de 2025 estaremos transitando na rota bioceânica”, concluiu.

Fertel

Durante a conversa, o jornalista Osmar Bastos chegou a agradecer o governador pela renovação que tem proporcionado a Fertel, com força total em novas programações e uma aposta voltada para a comunicação estatal.

“Eu é que agradeço todo o time, sob a liderança do presidente Elias [Mendes], todos vocês, têm trabalhado não em um instrumento de governo, mas de Estado, o que é fundamental. Quando tem que criticar, critica, passar mensagem, formar pauta, o jornalismo, o conhecimento, acho que essa é a ideia que queremos passar para nossa TV Educativa, que tem feito um grande trabalho nesse sentido e que continue nessa linha, com profissionalismo, na busca da informação e é um serviço que se presta para a sociedade de Mato Grosso do Sul e no que depender de mim, tem nosso apoio para seguir em frente”, finalizou.

Para o diretor-presidente da Fertel, Elias Mendes, a devolutiva do governador sobre as mudanças que estão sendo implementadas junto a Fundação de Rádio e Televisão demonstram que o trabalho segue por um caminho bastante positivo, atendendo a uma ansiedade antiga que era transformar e melhorar a estrutura da Educativa em Mato Grosso do Sul.

Nesta terça-feira, Eduardo Riedel e sua equipe de gestão fizeram uma pequena mudança de endereço por um dia, despachando e atendendo aos compromissos diretamente do Parque de Exposições Laucídio Coelho.Na ocasião, atendeu a representantes de entidades do agronegócio e empresários de diversos setores.

A entrevista na íntegra também foi ao ar na edição de hoje do Jornal da Educativa e está disponível no canal do youtube @redeeducativams.