28 de março de 2024 - 08:11

Reunião sobre concessão de serviços do Parque Nacional da Serra da Bodoquena será realizada em Bonito

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União, vai realizar na quinta-feira (28) uma reunião em Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, para debater a proposta de concessão para prestação de serviços de apoio a visitação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentada pela União no plano de incentivo ao turismo em UCs do País na última semana.

O governo federal anunciou que vai abrir uma consulta pública para definir como passará a ser a gestão do parque, que se estende pelos municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, além dos parques de Itatiaia (que estende por RJ, SP e MG), Caparaó (na divisa entre MG e ES), Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).

Já os parques nacionais da Chapada do Veadeiros, no Cerrado de Goiás, e do Pau-Brasil, na Mata Atlântica da Bahia, estão com editais para a privatização prontos e os parques de Brasilia (DF) e Pau Brasil em Porto Seguro (BA) foram entregues à iniciativa privada para aumento do turismo em 2017.

Segundo o gerente das Unidades de Conservação em Mato Grosso do Sul, ligado ao Imasul ( Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Palma, o governo de Mato Grosso do Sul vê com bons olhos a possibilidade de concessão de alguns serviços. “Não se trata de privatização, é uma concessão de serviços, a privatização você repassa tudo para um terceiro, nesse caso eles estão concedendo serviço de turismo”, comenta. Leonardo ao enfatizar que conservação e preservação ainda ficam sob responsabilidade do poder público.

A discussão em Bonito será no plenário da Câmara Municipal, na próxima quinta-feira (28) às 17h30. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado em 21 de setembro de 2000, com uma área total de 77.021,58 hectares de Cerrado.

Com informações de CGNews