19 de abril de 2024 - 20:06

Reunião debate uso de recursos do MTur para desenvolvimento do turismo

Será realizada nesta quinta-feira (9), no Sebrae Campo Grande, uma reunião para debater alternativas de investimentos utilizando as linhas de crédito diferenciadas do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR + Turismo) e do Fundo Geral de Turismo (FUNGETUR), lançadas pelo Ministério do Turismo para dinamizar o mercado.

O Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo) foi lançado pelo Ministro Marx Beltrão em abril deste ano e surge para apoiar estados e municípios no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parcerias como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo são R$ 5 bilhões disponíveis para investimentos.

Já o Novo Fungetur foi lançado em dezembro de 2017 e garante as micro e pequenas empresas, prioridades para acessar os R$ 450 milhões disponíveis para construção, reforma, ampliação ou compra de equipamentos turísticos. No novo formato, oito instituições financeiras estarão habilitadas para gerir o recurso. Os financiamentos têm prazo de amortização de até 20 anos com até cinco anos de carência. Os juros são a partir de 5% ao ano somados mais o INPC.

O Trade Turístico de Bonito, com participação da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio – representada pelo secretário Augusto Mariano, se reunirá às 16h00, na sede do Sebrae de Campo Grande, para apresentação de projetos locais para investimentos na atividade turística.

As empresas que tiverem projetos poderão também se inscrever na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, no endereço eletrônico: https://goo.gl/xBR5R1

Matéria editada para correção de informações