A equipe da rede -E preparou a retrospectiva com as melhores matérias exibidas durante o ano de 2024 no programa AgroEducativa. A exibição começou no último domingo (5), o AgroEducativa trouxe reportagens interessantes voltadas para diferentes segmentos da produção no campo. Uma delas com explicação sobre os fatores que levam o pé de mexerica a perder os frutos antes da hora certa de colheita.
Tem também matéria sobre como cultivar cebolinha em casa, com dicas importantes. Em outra, mostra as vantagens na produção de laranjas. A equipe foi verificar de perto as propriedades da guavira, o fruto além de ser delicioso tem finalidade medicinal. E a receita escolhida para reexibição nesta semana é uma deliciosa salada de bacalhau com grão-de-bico.
Confira:
A mexerica é rica em vitamina c e pode ser consumida como fruta ou suco, por se tratar de uma árvore de pequeno porte é cultivada nos quintais na área urbana, mas são necessários alguns cuidados para que o pé de mexerica não adoeça, o engenheiro-agrônomo, Carlos Alberto Salgueiro ensina como identificar problemas e as maneiras corretas de corrigir.
Em outra reportagem, é apresentado o potencial do MS que os produtores de laranja encontram, um ambiente propício e seguro para investir na produção. Com isso, o estado está se transformando em um novo celeiro e destino para produtores de citricultura do país. A combinação do clima favorável, bom ambiente de produção e uma legislação rígida, com “tolerância zero” à doença de greening, que vem devastando plantações e pomares no mundo todo, é o que tem feito toda diferença para a expansão da produção.
A guavira é uma fruta deliciosa, e nesta época está no período de colheita. É objeto de estudo por especialistas que atestam que suas propriedades vão além do sabor doce. O fruto nativo do cerrado carrega em seu DNA a origem histórico-cultural indígena. A guavira também conhecida como guabiroba é um fruto com nome indígena de origem Guarani, que significa “árvore de casca amarga”.
Atualmente, os estudos mostram que um único fruto pode conter até 20 vezes mais vitamina C do que a laranja. Também é fonte de magnésio, ótimo para digestão, o fósforo e o cálcio, que deixam os dentes e ossos fortes, e o potássio, indicado para os atletas e amantes de atividades físicas, por fortalecer os músculos.
Confira novamente como preparar uma deliciosa salada de bacalhau com grão-de-bico com a professora do Senac/MS, Camila Willing.
AgroEducativa
O programa da Rede E aborda as inovações no campo e notícias do agronegócio. É apresentado pelo jornalista Osmar Bastos e vai ao ar todo domingo, às 9h30, com reprise às terças, às 7h30, pela Rede E, no canal 4.1.