A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) traz nesta quinta-feira (6) o show do músico e compositor Renato Teixeira. A apresentação faz parte do projeto de extensão Universidade Luz, vinculado à Coordenadoria de Cultura e será realizado na Unidade II (campus), a partir das 20 horas, com entrada gratuita.
Um dos principais nomes da música brasileira, Renato fará uma apresentação solo e resgatará alguns de seus maiores sucessos, como Romaria, Frete e Tocando em Frente, além de outros sucessos das músicas caipira e folk brasileira.
O Festival Universidade Luz da UFGD foi criado na atual gestão (2015-2019) e tem como proposta fomentar, divulgar e promover a arte e a cultura, como um movimento transformador da realidade social. O Festival propiciará a oportunidade de integração da comunidade universitária e toda comunidade douradense e de municípios vizinhos.
Renato Teixeira
Renato Teixeira (1945) é um cantor e compositor brasileiro. É o autor da música Romaria, sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977. Nasceu em Santos, São Paulo, no dia 20 de maio de 1945. Passou sua infância em Ubatuba, época em que a música, a poesia e a literatura já fazia parte de vida familiar. Com 14 anos mudou-se pra Taubaté, no interior do estado. No início dos anos 60 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde entrou em contato com a música sertaneja.
Em 1967 mudou-se para São Paulo, quando uma fita com suas músicas chegaram às mãos de Renato Consorte, divulgador de novos artistas. Nesse mesmo ano, sua música “Dadá Maria” estava no festival da Record, defendida por Gal Costa. No disco do festival, Renato canta junto com Gal Costa. Em 1968, Roberto Carlos grava a música “Madrasta” (parceria de Renato Teixeira com Beto Ruschel).
Seu sucesso veio em 1977, quando Elis Regina gravou a música “Romaria”, que divulgou o estilo pelo qual o compositor continua sendo reverenciado com suas letras bucólicas e melodias que transitam entre o caipira brasileiro e o folk americano. No ano seguinte, Renato regravou a canção. Outra música de destaque do compositor foi “Frete”, composta especialmente para o seriado Carga Pesada da TV Globo.
Renato Teixeira fez parcerias de sucesso com grandes nomes da música, como Almir Sater e Pena Branca e Xavantinho. Em 2010 lançou, em parceria com Sérgio Reis, o disco “Amizade Sincera”, gravado ao vivo com músicas sertanejas de raiz, com a participação de Victor & Leo e Paula Fernandes.
Em 2015, a Sony lançou um pacote com cinco CDs, gravados entre 1978 e 1982, são eles: “Romaria” (1978), “Garapa” (1980), “Uma Doce Canção” (1981), “Um Brasileiro Errante” (1982), e “Amora” (1979), com quatro canções inéditas.
Com informações de Dourados News