plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 09:54

Renato Janine Ribeiro fala no Café Filosófico sobre política, ética e engajamento segundo Sartre

Renato Janine palestra no Café Filosófico a sob o tema "Sartre: política, ética e engajamento". (Foto: Instituto CPFL/Divulgação)
Renato Janine palestra no Café Filosófico a sob o tema “Sartre: política, ética e engajamento”. (Foto: Instituto CPFL/Divulgação)

Neste domingo (19), o Café Filosófico exibe mais uma palestra da série “Grandes Intérpretes para Questões do Século XXI”, intitulada “Sartre: política, ética e engajamento”. Ao longo da atração, são discutidas as ideias do pensador francês acerca do assunto e do papel dos intelectuais na sociedade contemporânea. Apresentado pelo professor e filósofo Renato Janine Ribeiro, o programa vai ao ar às 20h, na TVE Cultura, com reprise às 22h45 de segunda-feira (20).

Jean-Paul Sartre foi um filósofo francês que se tornou o principal rosto do existencialismo, ou seja, acreditava que a existência humana precede a sua essência, pois o homem primeiro existe, depois se define como pessoa. O pensador também inclinava-se fortemente ao pensamento de que os intelectuais deveriam se colocar de forma ativa diante dos problemas da sociedade.

A atuação de Sartre na vida pública suscita questões relacionadas ao engajamento e à discussão sobre a ética e a política. No Café Filosófico, Renato Janine Ribeiro reflete sobre esses assuntos com o livro “As mãos sujas”, obra absolutamente necessária para se saber pensar a política sartriana, e dois textos do filósofo que se opõem – “Os comunistas e a paz”, de 1952, em que o Sartre defende a cooperação da direita com os comunistas contemporâneos; e “O fantasma de Stalin”, de 1956, escrito logo após a ação soviética na Hungria.

Sobre a série

A realidade parece ter se agigantado. Se prolifera por redes impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo.

A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isso, sob a curadoria do historiador e filósofo José Alves de Freitas Neto, a série traz especialistas como Leandro Karnal, Vladimir Safatle e Renato Janine Ribeiro para nos ajudar a observar os impasses contemporâneos a partir do olhar de grandes intérpretes.

O Café Filosófico é uma parceria entre o Instituto CPFL e a TV Cultura de São Paulo, retransmitido por emissoras educativas do Brasil como a TVE Cultura de Mato Grosso do Sul. O programa pode ser acompanhado pela emissora e no Portal da Educativa –na aba Assista a TV do site ou pela fan page da rede social Facebook.

(Da TV Cultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *