O governador Reinaldo Azambuja cumpre agenda em Brasília, entre os dias 10 e 11 de novembro, no 5ª Encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central. Na Capital Federal será formalizado o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.
Além de Azambuja, os governadores Rodrigo Rollember (Distrito Federal), anfitrião do encontro, Pedro Taques (Mato Grosso), Marconi Perillo (Goiás), Marcelo Miranda (Tocantins) e Confúcio Moura (Rondônia), terão dois dias intensos de compromissos visando o desenvolvimento conjunto da região.
Primeiro, na terça-feira, se reúnem na Residência Oficial Águas Claras e, à tarde, participam da cerimônia de formalização do Consórcio, no Memorial Juscelino Kubitschek, um dos principais pontos turísticos de Brasília.
No segundo dia do encontro, na quarta-feira, os governadores terão encontros com ministérios considerados importantes no desenrolar das ações do Consórcio, e também apresentarão a ideia em uma audiência pública no Senado Federal.
Consórcio
A intenção do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil é ampliar o desenvolvimento e competitividade dos Estados membros em setores chaves e importantes da economia brasileira.
Além de fomento à ações em áreas como agricultura, industrialização e empreendedorismo, o Consórcio, uma autarquia de natureza jurídica de direito público, também servirá como um espaço de compartilhamento de experiências de qualificação, por exemplo, na educação pública.
Nos seis Estados que integram o bloco do Brasil Central estão concentrados pouco menos de 10% (9,16%) da população do país, cerca de 20 milhões de pessoas, que serão beneficiadas com as ações em conjunto dos governadores.
Foto: Chico Ribeiro