29 de março de 2024 - 01:29

Reinaldo reafirma prioridade e destaca capacidade do novo secretário de Justiça e Segurança Pública

O governador Reinaldo Azambuja empossou na manhã desta sexta-feira (1º) o novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que pediu licença o cargo de deputado estadual para assumir a pasta. A solenidade de posse realizada no auditório da Governadoria, em Campo Grande, contou com a presença maciça dos deputados estaduais e dos dirigentes da segurança pública.

Com vasta experiência administrativa e jurídica, Barbosinha como é conhecido o novo secretário, substitui o procurador Silvio Maluf, que deixa o cargo em função de determinação judicial e diz estar empolgado para administrar a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. “Esta é a oportunidade de nos integrarmos e darmos a nossa contribuição. O objetivo é continuar as ações que o Silvio vinha realizando e sempre lutar por melhorias nas condições de trabalho, das estruturas físicas e equipamentos”, garantiu.

Posse-130

Em seu discurso, Reinaldo Azambuja destacou que a segurança pública é prioridade para o Governo do Estado que tem metas estabelecidas para a área e que o desafio do novo secretário é aperfeiçoar os serviços prestados à população. “Além de continuar o que vinha dando certo, o desafio agora é aperfeiçoar e construirmos uma política de segurança para o Estado e junto com as forças buscar resultados, cumprindo metas e reduzindo os índices criminais, para assim garantirmos maior tranquilidade e segurança para a nossa população”,  disse o governador. O governador disse ainda ter certeza da capacidade do novo secretário para a função.

Posse-209

Despedindo da função de secretário de Segurança, Silvio Maluf disse que entregou ao governador Reinaldo Azambuja toda da prestação de contas de tudo o que foi feito nos últimos 15 meses em que comandou a Sejusp. Segundo o ex-secretário houve redução expressiva em vários índices criminais, principalmente naqueles cometidos contra a vida. “Probo, honesto e com muita disposição para o trabalho o Barbosinha irá melhorar ainda mais os números da segurança, reduzindo principalmente a incidência de roubos e furtos que considero o “Calcanhar de Aquiles” da segurança pública”, lembrou Maluf.

Posse-88

O deputado Júnior Mochi, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul enfatizou que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública passa a contar com dos melhores quadros da gestão pública de Mato Grosso do Sul. “É uma pessoa comprometida com todas as causas que assume, a Assembleia Legislativa parabeniza o Governo do Estado pela escolha e temos certeza que juntos construiremos a segurança pública que sonhamos e queremos”, disse.

Durante a solenidade de posse o novo secretário de Justiça e Segurança Pública anunciou como adjunto da pasta o delegado Antônio Carlos Videira, que atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Com 26 anos de polícia Videira foi escrivão de 1990 a 1999 e em 2000 foi aprovado no concurso público de delegado, tendo atuado na Delegacia de Polícia Civil de Jatei, no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e como delegado Regional em Dourados.

Sobre o novo secretário

José Carlos Barbosa nasceu em 26 de outubro de 1964 na cidade de São Simão (GO). Filho de família muito humilde é caçula de nove irmãos. Em 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro e engraxate, quando aos 13 anos iniciou sua trajetória pública, sendo o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.

Logo depois, Barbosinha mudou-se para Dourados onde trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, tornou-se prefeito municipal entre 1989 e 1992, considerado até hoje um dos melhores administradores da cidade. Em 1993, casado com a médica Maristela de Castro Menezes, retornou para Dourados, onde atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Neste período também se tornou pai de José Pedro Menezes Barbosa.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil, Mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), Barbosinha foi convidado em 2007 para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), onde fez uma gestão séria e moderna durante sete anos e três meses, realizando o maior investimento em saneamento da história do Estado, projetando a empresa nacionalmente e garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população. No ano de 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.

Em 2014, José Carlos Barbosa foi eleito com 21.554 votos para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de MS.

Fotos: Chico Ribeiro