24 de abril de 2024 - 05:57

Reinaldo leva infraestrutura ao Polo Industrial de Dourados e atrai novos empreendedores

Dourados (MS) – Investimentos do Governo do Estado no valor de R$ 11,1 milhões em obras de infraestrutura – pavimentação e drenagem de águas pluviais – vão garantir a melhoria da logística na rodovia MS-156 para escoamento da produção do Polo Industrial de Dourados e atrair novos empreendimentos. A ordem de serviço foi dada na manhã deste sábado (10) pelo governador Reinaldo Azambuja, parte do pacote de obras de R$ 25 milhões anunciados para o município.

Dourados (88)
Os investimentos para o Polo Industrial somaram mais de R$ 11 milhões

O acesso rodoviário ao Polo Industrial era um dos principais gargalos enfrentados pelos empresários, com reflexos a competitividade de seus empreendimentos, e também fator limitante para sua expansão. O governador disse que o Estado está ajudando a organizar melhor a logística para potencializar o Polo Industrial, atendendo a uma reivindicação antiga do setor, e apostando na implantação de novas indústrias a médio prazo, algumas já em negociação com o governo.

“Nosso governo vem fazendo sua parte, que é garantir infraestrutura e incentivos fiscais a quem produz, os quais retornam como mais empregos e fortalecem e diversificam a economia”, afirmou Azambuja, ao assinar a ordem de serviço no acesso principal ao núcleo industrial, na presença do prefeito Murilo Zauit, secretários estaduais e empresários. “Esta obra de revitalização da rodovia é um compromisso nosso com a cidade e com quem investe aqui”, acrescentou.

O Polo Industrial de Dourados conta com sete grandes indústrias e cerca de 30 menores, em vários segmentos, empregando três mil trabalhadores. Os investimentos garantidos pelo Estado vão alavancar o setor, segundo a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Elizabeth Salomão. “É um avanço fantástico para consolidar nosso parque, uma grande conquista para a região. Esta obra melhora até a nossa autoestima”, disse ela

Em sua visita a Dourados, por cerca de três horas, o governador também assinou ordens de serviços para execução de obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais em oito bairros, no valor de R$ 4,1 milhões, e recapeamento da Avenida Hayel Bom Faker, que terá um custo de R$ 6 milhões. Do total de investimentos, o Estado participa com R$ 21 milhões em recursos próprios e conta com mais R$ 4,1 milhões para pavimento asfáltico e drenagem de oito bairros, por meio de emenda do deputado federal Geraldo Resende.

Mais empregos

Reinaldo Azambuja disse que a parceria do Estado com a bancada federal, a iniciativa privada e as prefeituras vem se traduzindo em grandes investimentos em áreas primordiais, como infraestrutura, saúde e segurança, permitindo que Mato Grosso do Sul supere os desafios mesmo na crise e avance em qualidade de vida, mais empregos e uma economia consolidada. “Hoje somos o segundo Estado em geração de empregos, trocando impostos por mais vagas de trabalho”, pontuou.

Dourados (36)
As obras na MS-156 vão favorecer ao acesso ao Detran

A obra estruturante na rodovia MS-156 – será restaurado um trecho de 7 km de asfalto e implantado uma rede de drenagem de águas pluviais de 4,5 km -, segundo o governador, foi umas das condicionantes apresentadas por novos grupos que pretendem se instalar no Polo Industrial de Dourados. Ele citou a Coamo (Cooperativa Agrícola do Paraná), que anunciou investimentos de R$ 650 milhões em unidades de óleo de soja, margarina e óleo vegetal, entre Dourados e Caarapó.

“Vamos dobrar, a médio prazo, o número de empregos gerados pela indústria em Dourados, que hoje é de três mil”, declarou Reinaldo. A Coamo já fechou acordo com o Estado e deve lançar seu projeto de expansão em outubro, anunciou o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que acompanhou o governador durante a visita a Dourados. O grupo receberá o licenciamento de instalação no próximo dia 26 de setembro.

O ato de assinatura da ordem serviço da pavimentação e drenagem do trecho da rodovia MS-156 que compreende o Polo Industrial – incluindo o asfaltamento da intersecção de acesso ao Detran – contou com a presença dos deputados estaduais Zé Teixeira e Eduardo Rocha, dos secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Sérgio de Paula (Casa Civil), Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e José Carlos Barbosa (Justiça e Segurança).

Texto: Silvio Andrade
Fotos: Chico Ribeiro