25 de abril de 2024 - 06:57

Reinaldo investe na recuperação e modernização das emissoras públicas

Democratização do acesso à informação pública, programação “a la carte” e interativa e afirmação da cultura regional são os ingredientes do processo de modernização da Rádio Educativa FM e da TVE. É a nova política de difusão implantada pelo governador Reinaldo Azambuja, que decidiu não apenas recuperar, mas modernizar as emissoras públicas do Estado e inserir os dois veículos de comunicação de massa de Mato Grosso do Sul na era digital.

“Vivemos novos tempos em que o governo se abre e assegura a todo cidadão do Estado meios para consumir não só a informação de utilidade pública, mas também uma programação diversa, democrática e acessível por todos os meios e a qualquer hora, em seus equipamentos convencionais, como os aparelhos de TV e rádio, mas também na internet, disponibilizada em sites e portais e dispositivos móveis, como os smartphones”, destaca o diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, que na esteira de sua farta experiência no comando da 104 FM e TV Educativa ressalta a era digital como advento de uma geração que “se não vê TV, entra na TV por meio do celular e interage na internet”. Em relação às emissoras do Estado, o governador Reinaldo Azambuja está acelerando as mudanças com a implantação do Portal das emissoras do Estado.

20150312_171136
Governador anunciou diretrizes em visita à TVE com chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, secretário de Cultura Athayde Nery, e o presidente da Fundtur, Nelson Cintra.

Os resultados das mudanças já são sentidos na Educativa FM e logo vão aparecer em relação à TV, que está com a nova programação sendo formatada e deve ser lançada na segunda quinzena de abril.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, as emissoras do Estado são importantes canais de comunicação e o governo precisa se comunicar com o cidadão e oferecer serviços. Nesse aspecto, a Rádio e TV não se constituem em atividades de custeio, de despesa, mas de investimento.

“Queremos uma emissora que leve a informação à população, tenha bons programas culturais e seja um canal aberto, capaz de despertar o interesse pelas boas coisas que o Estado produz, aproximar o governo das pessoas”, diz o governador Reinaldo Azambuja.

Mudanças – A nova política de comunicação de massa já implicou em mudanças e inovação no jornalismo. O Jornal do Rádio, comandado por Joel Silva e Neiba Ota, está integrado ao Jornal da TVE.  “O Jornal do Rádio não vai perder a característica do imediatismo, do improviso, mas busca trazer novidades e atender a curiosidade dos ouvintes que poderão também assistir pela TV como é feito um jornal de rádio. É um jornal com mais informação, prestação de serviço e interatividade”, destaca Joel Silva.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula, é importante que as emissoras cumpram papel social, abertas a todos os ouvintes e telespectadores. “É importante que a rádio e a TV cumpram papel e reforcem a identidade cultural do Estado”. Na nova programação, o protagonista é o artista da terra.

A nova programação da 104 FM

Destacam-se na programação Blues e Derivados, apresentado pelo jornalista Clayton Sales, aos sábados, entre às 17h e 20h, a volta da Cadeira do DJ, em homenagem ao músico e jornalista Lizoel Costa, um dos precursores da Rádio Educativa, o retorno da Hora do Chamamé, com músicas de raiz, resgatando a música paraguaia e de fronteira, com Orivaldo Mengual, e Quebra Torto Musical, com Aral Cardoso; Encontro de Gerações, com Ciro Oliveira, que faz um passeio pela música contemporânea aos domingos, entre às 7h e 11h, e Toque 104 das 19h às 22h; Amplificando, de segunda a sexta-feira, entre 11 e meio-dia, voltado à música regional, Top 104, com Maciel Dias; Tudo por Amor, apresentado por Tony Ueno; Memória 104, com Lucas Cardoso; First Class, no início da madrugada, com Paulo Cazitta.

Aos sábados, a programação traz ainda Rancho Caboclo, do comunicador Brejinho, Vida Sertaneja, com Wanderlei Cabeludo. O melhor da música sul-matogrossense é apresentado aos domingos entre 13h e 14 pelo cantor e compositor Zé Du.