28 de março de 2024 - 13:52

Reinaldo e Fátima Azambuja entregam cobertores; 80 mil serão distribuídos até quinta-feira

Para aquecer a população carente, o governador Reinaldo Azambuja e a primeira-dama Fátima Azambuja deram início nesta terça-feira (24) a entrega dos 80 mil cobertores aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário-adjunto Adriano Chadid (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho-Sedhast) – que está em exercício substituindo Elisa Cleia Nobre, de férias -, todos os cobertores serão entregues até quinta-feira.

Além dos cobertores adquiridos pela gestão estadual, o Governo também arrecada e distribui mantas, agasalhos, luvas, cachecóis, camisas, meias, sapatos e outros itens de inverno novos ou em bom estado de conservação por meio da Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos “Aqueça Uma Vida”.

“Hoje, totalizamos 490 mil cobertores no período do nosso mandato e também temos aqueles que são fruto da campanha dos servidores públicos e atendem entidades e associações que receberão cobertores, roupas e agasalhos. Acho que podemos bater o recorde de doações. Isso é muito bonito. Às vezes, quem menos tem é quem mais doa”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Madrinha da campanha, Fátima Azambuja agradeceu o empenho dos participantes da ação para levar solidariedade àqueles que necessitam de ajuda no inverno

Madrinha da campanha “Aqueça uma Vida”, Fátima Azambuja explicou que as doações só são possíveis por causa do envolvimento de várias pessoas. “O Reinaldo, desde o início da vida pública, me ensinou que temos que fazer as coisas juntos”, disse. Ela contou ainda que sente muito orgulho do espírito de solidariedade de todos os envolvidos nas arrecadações e distribuição.

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, destacou a importância das doações e dos programas Energia Social, Mais Social e CNH Social, que levam dignidade para as pessoas. “É o governo que mais investiu na área social na história de Mato Grosso do Sul”, destacou.

Já a secretária de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Nardes, lembrou do trabalho da primeira-dama. “Essa entrega faz parte da campanha encabeçada pela nossa madrinha, Fátima. Estamos finalizando a nossa campanha do agasalho 2020 e com meta de arrecadação de 60 mil peças. Neste ano, queremos aumentar para cada vez atender mais”, disse.

A distribuição por municípios foi deliberada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e pactuada na Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social (CIB). Ela considera o número de pessoas mais vulneráveis em situação de extrema pobreza, de acordo com CadÚnico (Cadastro Único); o tamanho do Município; e a presença de população indígena no território conforme dados do IBGE 2010 e do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul.

Para a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul foram destinados 1,5 mil unidades, que serão usadas em atendimentos específicos por meio do órgão, que muitas vezes alcança localidades de difícil acesso. Os cobertores são de casal, 100% poliéster, e foram adquiridos com recursos oriundos do FIS (Fundo de Investimento Social), por meio da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). O investimento foi de R$ 3,235 milhões.

Também participaram do evento o secretário Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, o deputado estadual Gerson Claro, além de prefeitos, vices e secretários municipais.

Paulo Fernandes, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro