28 de março de 2024 - 13:03

Reinaldo e deputados assinam R$ 36 milhões em emendas para 600 instituições e 79 prefeituras

A tarde desta quinta-feira (16) foi de muita alegria para os moradores dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Isso porque o governador Reinaldo Azambuja e os 24 deputados estaduais destinaram R$ 36 milhões em emendas parlamentares do Fundo de Investimento Social (FIS) que vão beneficiar toda a população de MS nas tradicionais áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, ampliando em 2016 as indicações para as áreas de agricultura familiar, segurança e cultura.

Ao todo foram 1.130 indicações para atender com recursos públicos 600 entidades socioassistenciais e as 79 prefeituras do Estado. Durante o discurso, Reinaldo destacou a importância do serviço prestado pelas entidades e o empenho das prefeituras na gestão dos municípios no momento de crise em que o país atravessa.

“A presença de todos vocês nesse evento mostra a vontade política em atender as pessoas, os municípios e as entidades, esse voluntariado de mais de 600 instituições que cobre uma lacuna que muitas vezes nós do Poder Público não conseguimos cumprir. Fico contente em ver uma Assembleia que cumpre seu papel com a sociedade e o interesse público. E o mais importante: de 2014 para cá conseguimos praticamente dobrar o valor das emendas, saindo de R$ 800 mil para R$ 1,5 milhão para atender cada vez mais os sul-mato-grossenses. É o empenho de todos fazendo mais pelas pessoas”, frisou.

Em 2015, o Estado atendeu 599 indicações, beneficiando 283 entidades e os 79 municípios. Neste ano de 2016, o aumento no valor das emendas teve como resultado um alcance ainda maior com os 24 deputados estaduais apresentando um total de 1.130 indicações para beneficiar os 79 municípios e mais de 600 entidades socioassistenciais.

O presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado estadual Junior Mochi comemorou a conquista de recursos e destacou que a Assembleia vem somando esforços com o governo para melhorar a qualidade de vida da população. “Temos divergências políticas que fazem parte do processo democrático. Mas trabalhamos juntos para construir o Mato Grosso do Sul que sonhamos e merecemos. Sou testemunha do empenho de cada parlamentar em atender as prefeitura deste estado. Vamos continuar a apoiar o governo em tudo o que for bom para MS”, finalizou Mochi.

Emendas

Do total de investimentos do FIS para as emendas, R$ 22,6 milhões foram destinados para a área da Saúde, pouco mais da exigência mínima de 60% dos recursos. Entre as indicações, estão as emendas coletivas que beneficiaram a rede hospitalar de Campo Grande. Vinte deputados destinaram um total de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1 milhão para a Santa Casa, voltados para compra de medicamentos e materiais permanentes; R$ 400 mil para a Maternidade Cândido Mariano, que serão aplicados na reforma e ampliação do Centro Cirúrgico; e R$ 400 mil para o Hospital do Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão, para aquisição de Sistema de Gestão Hospitalar.

As pastas da Educação e Assistência Social absorveram projetos voltados para a Cultura, Segurança Pública e Agricultura Familiar, recebendo no total o volume de R$ 8 milhões e R$ 7,8 milhões, respectivamente.

Texto: Diana Gaúna, Subsecretaria de Comunicação.

Fotos: Chico Ribeiro.