19 de abril de 2024 - 09:38

Reinaldo destaca turismo como atividade de desenvolvimento social em MS

Bonito (MS) – Em reunião com os trades turísticos de Bonito/Serra da Bodoquena e do Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja defendeu um olhar diferenciado para o turismo, “como atividade econômica importante para o desenvolvimento social, com geração de emprego e oportunidade”. Reinaldo e o ministro do Turismo, Marx Beltrão, se encontraram em Bonito, nessa segunda-feira (21), para debater formas de fomentar o turismo sul-mato-grossense.

Os dois autorizaram obras de infraestrutura na cidade, com investimentos de R$ 41,1 milhões, e falaram de novo projetos. “Estamos discutindo com o ministro outras ações importantes, como a questão no anel rodoviário em Bonito e a pavimentação asfáltica da estrada que liga Bonito até Águas de Miranda e Anastácio, um trecho que encurta quase 80 quilômetros entre Campo Grande e Bonito”, contou o governador.

Reinaldo destacou que o Governo do Estado está focado na abertura de rotas alternativas para desenvolver o turismo regional, interligando e integrando municípios da Serra da Bodoquena com o Pantanal. Ele ainda destacou que tomou atitudes necessários para não estagnar o desenvolvimento do setor em Mato Grosso do Sul.

“Como a intervenção no Aeroporto de Bonito: foi uma atitude dura, mas necessária. A operação do aeroporto e a manutenção dos voos estava em risco. Intervimos na concessão e esperamos devolvê-la à iniciativa privada, mas fizemos ali manutenções importantes. Tínhamos um voo regular e hoje temos três voos, com a possibilidade de em fevereiro termos mais dois voos diários regulares”, explicou.

O governador ainda lembrou que reduziu o ICMS sobre a querosene para a aviação, com o objetivo de dar mais competitividade ao setor. “Isso num momento de dificuldade enorme no País”, ressaltou. Segundo ele, “as empresas aéreas estão sendo mais competitivas com a redução do ICMS de 17% para 3%”, uma das menores alíquotas do Brasil. “Isso possibilita um olhar diferente para a aviação regional”, defendeu.

A menos de dois meses no cargo, devido a nova formação do Governo Federal, o ministro do Turismo revelou que prepara um pacote de medidas para fomentar a atividade em todo do território nacional. Entre elas a liberação de vistos de turistas para estrangeiros, a concessão de parques nacionais para fomento do turismo e a abertura do mercado nacional da aviação civil para estrangeiros, visando o aumento da oferta de voos e a diminuição dos preços de passagens aéreas.

“Abri o diálogo para saber os principais gargalos e poder desenvolver o turismo”, disse Beltrão. Para ele, essas ações, que serão anunciadas em breve, beneficiarão Mato Grosso do Sul, que detém grande parte do Pantanal e tem um dos principais destinos do ecoturismo mundial, a cidade de Bonito. “O Ministério do Turismo está de portas aberta para incentivar o turismo local. O País tem que ser mais competitivo e menos burocrático”, disse.

Texto: Bruno Chaves – Subcom. Foto: Chico Ribeiro