plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 17:58

Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai

O governador Reinaldo Azambuja se reuniu nesta quarta-feira (16) com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Ferreira, na sede da instituição, em Foz do Iguaçu, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior. No encontro foram apresentados projetos de parceria, entre eles um programa em conjunto para melhorar e combater o assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai.

“Propomos algumas parcerias em relação a questão ambientais, como melhorar a bacia dos rios Iguatemi e Amambai, que são afluentes e descem até o lago de Itaipu. Eles estão muito assoreados e por isso podemos fazer um programa em conjunto neste sentido”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

O governador destacou que a reunião foi produtiva, para que haja ações em conjunto entre Paraná, Mato Grosso do Sul e Itaipu. “Vamos entregar um documento do Codesul ao general, propondo algumas ações no entorno do lago tanto do lado do Paraná, como de Mato Grosso do Sul”.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, disse que foi apresentada uma proposta de gestão de recursos hídricos, em torno da conservação do solo e água.

“Uma proposta que incluem os rios de Mato Grosso do Sul que tem grande contribuição em Itaipu. Vamos avançar nesta parceria”. O secretário também citou o pedido de apoio a Itaipu para um estudo de uma ponte entre Paranavai (PR) e Taquarussu (MS). “Foi uma agenda muito positiva”.

Secretários Jaime Verruck e Eduardo Riedel

O governador Reinaldo Azambuja e Ratinho Júnior também pediram que Itaipu faça parte do programa “Codesul 2040”, que visa criar um planejamento dos próximos 20 anos, para o desenvolvimento dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A comitiva ainda aproveitou para visitar as obras da ponte binacional em Foz do Iguaçu, que faz parte do tratado com Itaipu para rota bioceânica. Ainda discutiram o cronograma da ponte do Rio Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta, que tem previsão de ser lançada a licitação em julho.

“Os investimentos relacionados à rota biocêanica representam o desenvolvimento para o nosso Estado, para a região, e para todo o país, considerando o acesso mais rápido, competitivo com os nossos clientes comerciais”, disse o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Além dos governadores e do diretor-geral de Itaipu, participaram do encontro os secretários estaduais Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Semagro).

Leonardo Rocha, Subcom

Fotos: Assessoria Itaipu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *