Liderados pelo prefeito Vanderley Bispo, de Japorã, os prefeitos da região Sul pediram aporte do Governo do Estado para compra de três equipamentos e insumos e colocar em operação a usina móvel de asfalto, adquirida no ano passado.
“A usina é um sonho de consumo de qualquer consórcio de prefeitos. Ela tem capacidade de produzir 80 toneladas de asfalto por dia com preço 40% inferior ao mercado”, contou Bispo. Ele pediu ainda a cedência de um servidor da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para operar o maquinário.
Reinaldo Azambuja requisitou mais informações e vai verificar se a Agesul possui algum dos equipamentos para ser doado ou se todos eles precisarão ser adquiridos. “Quero ser parceiro do consórcio. Acho que é um jeito que barateia o investimento”, disse o governador.
A mini usina de asfalto, no valor de R$ 1,48 milhão, foi adquirida por meio de uma emenda impositiva da então deputada federal Tereza Cristina, hoje ministra da Agricultura. A fonte de investimento é a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com contrapartida dos municípios do consórcio.
Os prefeitos pediram ainda apoio financeiro para colocar em operação patrulha mecanizada, caminhões, motoniveladoras e outros equipamentos doados pela Itaipu Binacional, para serem utilizados na recuperação e conservação de estradas rurais; apresentaram um pedido de mudança nos critérios de avaliação do ICMS Ecológico; e trataram da regionalização da saúde.
O Conisul conta com 14 municípios, todos localizados na região Cone Sul do Estado: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.
Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação
Fotos: Chico Ribeiro