20 de abril de 2024 - 01:56

Reinaldo apoia Hora do Planeta e adere ao apagão nesse sábado

O governado Reinaldo Azambuja manifestou nesse sábado, em agenda na cidade de Aquidauana, onde estão sendo realizadas as ações da Caravana da Saúde, apoio ao movimento Hora do Planeta. Reinaldo vestiu a camiseta do manifesto promovido pela ong WWF Brasil e disse que o grande desafio para a conservação do planeta está em mobilizar o maior número possível de habitantes para que cada um faça a sua parte e torne a campanha mais eficaz, não apenas na consciência, mas também nas ações do dia a dia, economizando no consumo de água, energia e reduzindo a emissão de poluentes e despejo de produtos químicos no meio ambiente. “Quando lançamos o programa Governo Consciente pensamos justamente na questão do meio ambiente, na redução de gastos e uso racional, pois é dessa forma que podemos contribuir e cuidar melhor do meio ambiente”, disse o governador.

Reinaldo Azambuja disse que nesse sábado estará se unindo aos moradores que farão o apagão simbólico de uma hora, que vai garantir economia de energia e alertar para a necessidade de se cuidar do planeta.. O ato global promovido pela organização ambiental WWF chamado de “Hora do Planeta” tem objetivo de chamar a atenção para as mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo e da necessidade de uma solução urgente. Isso ocorre por meio do desligamento por uma hora de luzes e de máquinas e equipamentos que utilizam energia elétrica. Até sexta-feira (18), a entidade já contabilizava a adesão de 96 cidades no Brasil.

Segundo o WWF, esse é o oitavo ano consecutivo em que o ato é promovido no Brasil. Em Campo Grande, o apagar de luzes vai ocorrer das 19h30 e 20h30. Além da questão do fuso horário, a programação foi antecipada em uma hora na capital sul-mato-grossense em relação as outras cidades do país que vão participar da iniciativa entre às 20h30 e 21h30, em razão do horário de fechamento do parque das Nações Indígenas, onde serão promovidas várias atividades do evento.

Neste ano, Campo Grande vai apagar apagar as luzes do Obelisco na avenida Afonso Pena, do monumento ao Índio e da escultura Guerreiro Guaicuru, ambos no parque das Nações Indígenas, além das praças das Araras, Pantaneira e Epaminondas Alves Ferreira. Também será promovido dentro da programação da “Hora do Planeta” na cidade uma pedalada e uma caminhada, que terão como ponto de partida a concha acústica localizada no Parque das Nações Indígenas. A saída será às 19h e chegada está prevista para as 19h30 (de MS), quando as luzes serão apagadas.

Para a pedalada, o SESC vai emprestar bicicletas ecológicas, que tiveram a estrutura feita com garrafas pets. Essas “bikes” poderão ser utilizadas pelos participantes que não tiverem as suas próprias bicicletas. Em 2015, o evento reuniu 100 ciclistas.

A secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur) em parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA) vão levar, por meio do Projeto Florestinhas, 100 jovens ligados ao escotismo, entre eles, desbravadores, para que eles participem da caminhada.

Também está programado, na concha acústica, o show do cantor Jerry Espíndola, às 20h (de MS).