28 de março de 2024 - 07:53

Reforma do CAPs garante atendimento de qualidade a pessoas com transtornos mentais em Bonito

Equipe de trabalho do CAPs Bonito, formada por 2 psicologas, 1 assistente social, 1 médica, 1 artesão, 2 secretárias e a coordenadora (Foto: Kemila Pellin)

Fundado em 2007, o CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) atende em Bonito, atualmente, cerca de 80 pessoas com algum transtorno mental, de forma especializada e personalizada, garantindo, tanto o acompanhamento médico e psicológico, como a inclusão social por meio da produção de artesanatos. Após nove anos em condições, descritas até pelo próprio prefeito do município, Odilson Soares, como lamentáveis, o prédio passou por uma reforma completa e foi entregue ao grupo de trabalho, composto por 8 funcionárias, na manhã desta quarta-feira (17).

“Quando eu visitei esse prédio pela primeira vez, já como prefeito, questionei se estava sob responsabilidade da Secretária de Saúde, porque a situação era lamentável. Conversei com meu grupo e a reforma do prédio foi colocado no cronograma da Prefeitura, como uma das prioridades. Hoje a gente devolve tudo novinho e com reais condições de atendimento aos pacientes”, afirmou o prefeito, ao acrescentar que o próximo prédio público a passar por reforma será o da Guarda Municipal.

A obra teve início em fevereiro deste ano e incluiu a substituição do piso, telhas, forros, fiação elétrica, portas, janelas, luminárias e a reforma completa das salas, banheiros e copa/cozinha, entre outros itens, além da pintura completa, interna e externa do prédio.

Foto: Kemila Pellin

Para a coordenadora do CAPS, a enfermeira Lívia Maria Silva, a reestruturação do local é de extrema importância para o melhor desenvolvimento do trabalho. “Como lidamos com pessoas emotivas, é necessário que o ambiente seja acolhedor, que desperte neles o desejo de vir até aqui, participar das atividades, tanto do artesanato como das conversas e das próprias consultas. É tudo muito relacionado, não tem como você fazer um trabalho de inclusão em um ambiente onde as pessoas não se sentem assim”, detalhou.

O ato da entrega contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas da presidente da Câmara Municipal de Bonito, Luísa Cavalheiro de Lima e alguns vereadores, o diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, no ato representando o governo do Estado, Reinaldo Azambuja; secretários Ilza Gomes Soares (primeira-dama e secretária de Assistência Social); de Governo, Terezinha Braga; Administração e Finanças, Vidaneis Cândido da Silva; Saúde, Nivaldo Inácio Carneiro; Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano; Educação e Cultura, Roseli Gambim, Esporte, Caciano Lima.

O CAPs é um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos e segundo conteúdo fornecido pela psicologa do grupo, Carolina Pina Meza, tem como objetivo oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Foto: Kemila Pellin

As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.

“A prefeitura gastou cerca de R$ 90.000,00, com recursos próprios, mas o resultado obtido é de total qualidade”, afirmou Odilson, lembrando que durante a sua gestão já foram revitalizados diversos prédios públicos, incluindo escolas e a própria sede da prefeitura.

O CAPs de Bonito atende de segunda à sexta-feira, das 07h00 às 17h00 (não fecha para almoço).  Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3255-2125 e 992275713.