28 de março de 2024 - 20:59

Rede Hemosul inaugura Ambulatório de Coagulopatias no Hospital Regional nesta terça-feira

A Rede Hemosul inaugura nesta terça-feira (19), às 14h, o Ambulatório de Coagulopatias na unidade do Hemosul do Hospital Regional. A unidade irá funcionar no período da tarde, conforme demanda dos pacientes e agendamento da equipe multiprofissional.

A proposta do ambulatório, um local com atendimento centralizado para os pacientes com coagulopatias é uma iniciativa da Rede Hemosul MS e da Associação das Pessoas com Hemofilia de Mato Grosso do Sul (APHEMS) que em 2016 começou a ser elaborada e será concretizada através de parceria com o Hospital Regional.

“Os pacientes de hemofilia podem contar agora com um local de referência para seu atendimento multiprofissional, um trabalho que se inicia e que traz a expectativa de ampliar gradativamente. É um avanço para o estado e para o trabalho da Rede Hemosul e um ganho para as pessoas com hemofilia que terão um atendimento pleno e um espaço para uma vida cada vez mais sem sangramentos”, salienta Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul MS.

O diretor presidente do HRMS, Lívio Viana de Oliveira Leite, avalia que a unidade do Hemosul dentro do Hospital Regional, reativada em dezembro do ano passado, pode atender além das coletas. “Percebemos que o serviço poderia ser ampliado e com o apoio do Hemosul vamos ativar o novo ambulatório para Coagulopatias. Teremos mais um serviço importante para a população, ampliando o atendimento em nosso hospital”, explica.

A inauguração do ambulatório foi propositalmente colocada em abril, com o objetivo também de comemorar o Dia Mundial da Hemofilia, primeiro serviço a ser implantado no espaço, um atendimento multidisciplinar para os pacientes hemofílicos, com atendimento médico, de enfermagem, fisioterápico e de educação física, com a finalidade de melhorar a condição de vida, além dos fatores para profilaxia (tratamento preventivo) que já são distribuídos pela Rede Hemosul MS – SUS há tempos.

Além da inauguração do Ambulatório, neste mês de abril, os pacientes com hemofilia irão contar com a reabertura da piscina na APAE, parceira da Aphems e do Hemosul, para melhoria da reabilitação física do grupo.

Para comemorar o Dia Mundial da Hemofilia e a Inauguração do Ambulatório a Torre da TV Morena estará acesa durante toda esta semana, a partir do dia 11/04 até 19/04 como uma alusão a este assunto importante e que deve ser levado à população, com o objetivo principal de promover conhecimento e, consequentemente, um diagnóstico precoce da hemofilia.

Uma outra ação será uma campanha de doação de sangue no Hemosul Hospital Regional, no período matutino, dia 19, coordenada pelos pacientes de hemofilia, por meio da APHEMS, que estará levando familiares e amigos para a doação, em comemoração à inauguração tão esperada do ambulatório.

Segundo Neder Santos, presidente da APHEMS, “uma ação do bem e para ajudar o próximo, comemorando a inauguração do nosso ambulatório, que fará uma diferença substancial na qualidade de vida das pessoas com hemofilia e de seus familiares”, afirma.

Mayra Franceschi, Assessoria de Comunicação Hemosul
Foto: APHEMS