“Agosto Dourado”, mês em que é celebrada a importância do aleitamento materno, representa um gesto de amor e carinho que transcende o entendimento. A campanha, instituída no Brasil por meio da Lei 13.435/2017, atua para intensificação e esclarecimento sobre o quanto é significativo o bebê receber um dos melhores alimentos, o leite humano até o sexto mês de vida.
Para ressaltar a importância da amamentação, nesta sexta-feira (16), o programa Rádio Livre da FM 104, com a jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin receberam a fonoaudióloga da Santa Casa, Maria Gabriela Borgo, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
“A rede de apoio está disposta a ajudar nesta fase dos primeiros dias de vida, quando o bebê nasce, é uma fase bem complicada, nasce um bebê e também uma mãe, um período turbulento e difícil, em que a mulher precisa de ajuda. A gente está ali para mostrar todo empenho e força a importância do leite materno nesse início, pois o aleitamento é a primeira vacina que uma mãe pode dar ao bebê recém-nascido, que protege todo ele.”
Confira:
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.
Fotos: Rogério Medeiros