plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de setembro de 2024 - 05:08

Rádio Livre: Doze mil indígenas atendidos pelo MS em Ação

Coronel Wagner fala sobre MS em Ação. (Foto: José Habyner)

Pelo menos doze mil indígenas de três aldeias no município de Amambai serão beneficiados com o projeto MS em Ação: segurança e cidadania, que acontece nesta sexta (25) e sábado (26). Na ocasião, as comunidades de Amambai, Limão Verde e Jaguari serão beneficiadas com atendimentos em diversas áreas, desde a emissão de documentos até questões relacionadas a saúde, educação e segurança. O assunto foi tema da edição do programa Rádio Livre desta quinta-feira (24) que entrevistou o secretário executivo de Segurança Pública e Justiça, coronel Wagner Ferreira da Silva.

“Essa é uma ação que vem pautando o cenário do governador Eduardo Riedel, quando no plano de governo foram colocados diversos objetivos de desenvolvimento social. E esses temas acabam sendo muito transversais atingindo a segurança pública, cidadania, educação. E é difícil executar uma tarefa dessa sem a parceria pública e privada” , comentou. Durante sua fala o coronel lembrou que a segurança pública acabe sendo afetada diretamente por esses aspectos. De acordo com ele o principal objetivo é aproximar a comunidade da segurança pública e atingir todos os temas necessários.

Segundo ele serão ofertados diversos serviços como a emissão da carteira de identidade, de certidões de nascimento, de certidões de óbito, CPF, Título de Eleitor. O Tribunal de Justiça também se fará presente no evento com o ônibus da Justiça itinerante, defensoria pública, polícia civil e militar, em uma ação que ele chama de “completa e complexa”, dado a estrutura que foi montada previamente para dar o devido atendimento.

Para o oficial, incluindo o cidadão e possibilitando oportunidades de emprego, de capacitação profissional, de saúde e educação, também é possível transformar a vida das pessoas. Ele lembra ainda que um trabalho de levantamento de dados e de conhecimento das necessidades das comunidades foi feito previamente com o objetivo de ofertar os serviços que realmente têm interesse para aquelas pessoas. “Nenhuma comunidade é igual a outra e por isso a necessidade de antigir pontualmente”, afirmou.

Um dos grandes desafios dessa ação, que envolve pelo menos 20 parceiros e mais de 200 pessoas apenas no atendimento, foi dispor de uma infraestrutura que pudesse dar o suporte adequado, levando em conta que trata-se de um local afastado e isolado.

Para o sucesso da emissão de documentos que requerem a criptografia e uma série de questões de segurança, um sinal de internet via satélite foi implantado para o evento. “Esse vai ser o nosso grande diferencial”, garantiu o coronel.

As atividades acontecerão na Aldeia Amambai, no entanto, a prefeitura se comprometeu e vai garantir transporte para os indígenas das demais aldeias com ônibus.

A entrevista com o coronel Wagner, ancorada pelas jornalistas Eva Regina e Gleici Motta, está disponível no canal da 104,7, Educativa FM no youtube que você pode acompanhar clicando aqui. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 07h às 8h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *