plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

4 de outubro de 2024 - 20:12

Rádio Livre aborda Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama feminino e o mais registrado no país, ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura. Para fazer o alerta sobre a importância do autocuidado, no mês de outubro é realizado a campanha mundial “Outubro Rosa”.

Em campo Grande a Fundação Carmem Prudente de MS (FCPMS)- Hospital de Câncer de Campo Grande – MS Alfredo Abrão e a Rede Feminina de Combate ao Câncer iniciaram oficialmente no dia 1 de outubro (terça-feira) a Campanha Outubro Rosa 2024. Para falar sobre o assunto, nesta quarta-feira (2), a jornalista Vivianne Nunes e Bernardo Quartin receberam no Programa Rádio Livre da FM 104, a Presidente do Hospital, Sueli Lopes Telles, e o médico cirurgião oncológico, Ed Nogueira Neto.

“Existem algumas afecções que são benignas, para tanto é necessário fazer os exames, mamografia, ultrassom e outros, e se for suspeito tem que fazer a biopsia para diferenciar as lesões benignas e as malignas, então com esses exames a gente pode realizar o tratamento específico”.

Confira:

Programação

Com apoio do Sesc Mulher e das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, na programação são ofertados no HCAA os exames, entre os dias 2 e 31 do mês de outubro (*exceto feriados). Serão distribuídas 60 senhas/dia, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira.

As mulheres interessadas podem comparecer a partir do dia 2 de outubro (quarta-feira) diretamente ao Hospital de Câncer de Campo Grande – MS Alfredo Abrão, na Rua Marechal Rondon, 1053, a partir das 6h, pegar uma senha e fazer no mesmo dia o exame. No local, está o mamógrafo na sala Sesc Mulher, que se uniu ao HCAA e à Rede Feminina de Combate ao Câncer de CG/MS na missão solidária de multiplicar a prevenção.

Os exames serão feitos gratuitamente de 2 a 31/10/24 (segunda a sexta-feira-*exceto feriados) da seguinte forma:

  • 60 Mamografias/dia: Mulheres na faixa dos 40 aos 65 anos.
    Serão distribuídas senhas:
    -60 senhas, por ordem de chegada, a partir das 6h.
    Preparo: não é necessário preparo.

Documentos:
RG, CPF e Cartão SUS.

“Outubro Rosa”

Promovida anualmente, a campanha preventiva visa compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento internacional intitulado “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população na detecção precoce e controle do câncer de mama.

Sobre o câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando tumores. A doença pode evoluir de diferentes formas, algumas com desenvolvimento rápido, outras mais lentamente, com características próprias de cada tumor. Quanto mais cedo a doença é detectada, maiores as chances de cura. No Brasil, o Ministério da Saúde, através do SUS, fornece tratamento integral e gratuito.

Estatísticas Câncer de Mama
De acordo como INCA (Instituto Nacional do Câncer) sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as Regiões brasileiras. No Brasil estimam-se para cada ano do triênio 2023-2025 serão 73.610 casos novos no Brasil. Esse valor corresponde a um risco estimado de 41,89 casos novos da doença a cada 100 mil mulheres. No Mato Grosso do Sul, o índice do INCA aponta 910 novos casos da doença por ano até 2025.

Créditos informações: Hospital Alfredo Abrão

Fotos: Rogério Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *