19 de abril de 2024 - 12:15

Rádio e TV Educativa vão divulgar tecnologias de ponta desenvolvidas pela UEMS

Campo Grande (MS) – Por orientação do governador Reinaldo Azambuja, pesquisas inéditas nas áreas de ciência e tecnologia desenvolvidas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) serão divulgadas na Rádio e TV Educativa (RTVE). A parceria foi discutida nessa quinta-feira pelo diretor-presidente das emissoras do Estado, jornalista Bosco Martins, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social da UEMS, André Mazzini.

“Nos últimos anos houve um distanciamento muito grande da Universidade e o governo. Ela perdeu autonomia administrativa e financeira, mas apesar da falta de investimento, a UEMS produziu trabalhos importantes na área de pesquisa”, diz o assessor de Comunicação, lembrando que a parceria com as emissoras do Estado será importante também para aproximar a Universidade da comunidade..

Para o diretor-presidente da RTVE, a cooperação com a UEMS vai fortalecer a nova programação das emissoras. “As emissoras do Estado têm parcerias com outras universidades e instituições e está aberta a veiculações de interesse, tanto da comunidade acadêmica e científica quanto ao público em geral. A orientação do governador Reinaldo Azambuja é para estimular a cultura e a criação regionais, incentivando projetos voltados ao empreendedorismo e à inovação tecnológica. A proposta da UEMS de produzir programas mostrando a evolução do Estado na pesquisa de tecnologias de ponta, sem dúvida, é bem vinda e a população precisa conhecer a contribuição das universidades para a formação profissional, o conhecimento geral e o desenvolvimento das culturas em suas diversas áreas”.

De acordo com o chefe da Comunicação Social da UEMS, hoje o governo tem dimensão da importância da Universidade e reconhece que “a instituição não pode ser vista como uma despesa”, mas como uma ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento da pesquisa, da ciência e da tecnologia. “A partir da criação da UEMS é que o Estado interiorizou a indústria do conhecimento e desenvolveu as vocações regionais”.

A ideia de cooperação proposta pela UEMS e que terá discussão aprofundada é de produção de programas periódicos mostrando os trabalhos de pesquisa sobre inovação e tecnologia, sua aplicação, utilidade e benefícios à comunidade.

Fonte: Notícias MS